Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Acervo Museológico

Arqueologia

É constituído essencialmente por artefactos dos períodos Pré-históricos (Paleolítico e Neolítico), Romano, Medieval Cristão, Moderno e Contemporâneo. O acervo provém de prospecções arqueológicas, acompanhamentos de obras e trabalhos de investigação efectuados no Concelho, e é constituído por objectos cerâmicos, líticos, metais, vidros, numismas, objectos de adorno, industriais e espólio osteológico.

Etnografia

Fundo Maestro Jorge Peixinho

É constituído por objectos pessoais do Maestro, da infância à vida adulta, o piano, partituras, mobiliário, 1061 livros, 39 discos, 30 cd’s, 327 lp’s, 66 fitas magnéticas e objectos de cariz etnográfico provenientes das viagens efectuadas pelo Maestro. O fundo foi uma doação póstuma dos familiares de Jorge Peixinho à Autarquia.

História Local

É constituído por um conjunto de peças museológicas diversificadas que incluem pinturas, fotografias, mobiliário, azulejaria, têxteis, esculturas em ferro e cerâmica e brasões, nomeadamente os brasões de Aldeia Galega do Ribatejo, Vila e Cidade de Montijo.

Cumpre-nos ainda referir as máquinas e objectos provenientes da indústria corticeira e da indústria de transformação de carnes.

Arte Sacra

É constituído por paramentos e esculturas de vulto em madeira e terracota provenientes da Ermida de Santo António (Quinta do Pátio d’Água) e Ermida Senhor dos Aflitos (Quinta do Saldanha). Da Ermida do Senhor Jesus dos Aflitos destaca-se o Cristo em marfim sobre cruz em madeira trabalhada, Arte Indo-Portuguesa datada dos séculos XVII/XVIII; e a Pietá datada do século XVII.

 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze