Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Associativismo

O Associativismo é a expressão organizada da sociedade, apelando à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social e constituiu um importante meio de exercer a cidadania.

A importância e o valor do associativismo decorre do facto de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas.

A Associação é a reunião de duas ou mais pessoas que põem em comum, de uma maneira permanente, os seus conhecimentos ou a sua atividade para um fim que não é o de partilhar os benefícios. Trata-se de um movimento no qual as pessoas se agrupam em torno de interesses comuns, constituindo associações, entidades com personalidade jurídica e com objetivos de entreajuda e cooperação.

As associações resultam sempre de uma congregação de esforços, em primeiro lugar dos fundadores e depois de todos os associados. Se por um lado a origem de uma associação acaba por ser comum a todas, ou seja, a congregação de esforços em torno de um interesse comum, por outro, o seu fim, o seu objetivo, já pode ser o mais diversificado, levando a que existam as mais variadas associações (Culturais, Recreativas, Desportivas, Defesa do Ambiente e Património, Desenvolvimento Local, Moradores, Estudantes, Pais, Profissionais...)

 
 
 
Contactos
Rua das Açucenas - Pavilhão Municipal N.º1
2870 Montijo
Email: desporto@mun-montijo.pt 
Tel.: (351) 212 316 797
Fax: (351) 212 327 750
 
  • Missão

    A Câmara Municipal de Montijo criou um serviço de Apoio ao Movimento Associativo que consistirá num centro de apoio, interno e externamente, em áreas relacionadas com a governação autárquica, organização, regulação e desenvolvimento do desporto e da cultura, com ênfase nos domínios do direito, fiscalidade, comunicação, divulgação e imagem, gestão e organização.

  • Objetivos

    O serviço funciona das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Caso seja solicitado, o atendimento pode ser efetuado em horário pós-laboral, quer no Serviço de Apoio ao Movimento Associativo, quer na sede das associações.

    A ação do serviço é orientada de acordo com os seguintes objetivos:
    a) Reforçar a ligação entre a Câmara Municipal e o Movimento Associativo;
    b) Identificar as principais dificuldades;
    c) Prosseguir uma política de criação de espaços, mantendo às várias linhas de apoio;
    d) Dotar as Associações de equipamentos por forma a garantir a sua modernização;
    e) Apoiar técnica e financeiramente a atividade e as iniciativas do movimento associativo;
    f) Promover ações de informação, sensibilização e formação que contribuam para o desenvolvimento do trabalho;
    g) Fomentar a cooperação entre o Poder Central, Local, o Movimento Associativo e os Agentes Económicos.

  • Visão

    Com este novo serviço de apoio, o município do Montijo pretende estar mais próximo das organizações concelhias, designadamente das que têm menos meios e ajudá-las em todas as suas áreas de atuação, dispondo em seu benefício dos seus serviços e consultoria nas áreas mencionadas.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze