Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Atividades Desportivas

  • Projeto + Movimento (Saudável 65)

    O Saudável 65 é um projeto desenvolvido pelo Gabinete Sénior em parceria com a Divisão de Cultura, Biblioteca, Juventude e Desporto. Tem por missão incentivar uma maior frequência à prática de atividade física, por parte da comunidade sénior, bem como a oferta de atividade desportiva gratuita a esta comunidade, servindo ainda como meio catalisador de um estilo de vida saudável.

    O seu público-alvo é a população sénior do concelho, proporcionando um envelhecimento saudável através da prática desportiva, nomeadamente da ginástica, hidroginástica, caminhadas e rastreios de saúde

    Local/Horário da atividade:
    • Pavilhão Municipal do Esteval: 2ª/3ª/4ª/5ª feiras das 09h30 às 10h30;
    • União de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro (Afonsoeiro): 3ª/5ª feiras das 09h00 às 10h30;
    • Associação de Reformados de Sarilhos Grandes: 3ª/5ª feiras das 10h50 às 11h30;
    • Piscina Municipal do Montijo: 6ª feira das 10h10 às 11h30.
  • Projeto Naturalmente Desporto

    É um projeto de promoção de atividades físicas e desportivas de ar livre, tais como Pedestrianismo, o B.T.T, o Cicloturismo e a Canoagem, assumindo-se como um espaço de grande participação desportiva e de lazer, acessível a todos.

    As diferentes iniciativas decorrem em todas as Freguesias do Concelho de Montijo e procuram proporcionar, para além de uma atividade físico-desportiva saudável e devidamente acompanhada.

    Este projeto é aberto à população com idade superior a dezasseis anos, os indivíduos com idade inferior podem participar desde que acompanhados pelos Encarregados de Educação.

  • Projeto Walk n’ Run

    O projeto de intervenção “Run/Walk Montijo” foi projetado pela Divisão de Cultura, Biblioteca, Juventude e Desporto e conta com o apoio da Associação para a Formação e Desenvolvimento Desportivo em atividades pontuais.

    O Walk n’Run Montijo é uma atividade desportiva informal e regular com o intuito de incentivar a prática de atividade física e consciencializar a população para a importância do desporto como meio catalisador de um estilo de vida saudável. Para além disso, os participantes poderão também aprender os cuidados básicos e fundamentais que devem ter na prática de exercício físico.

    O convívio e o ar puro característico da atividade ao ar livre, aliado aos benefícios relacionados com a prática da atividade física continuam a fazer deste tipo de atividade uma referência de boas práticas a nível nacional no âmbito da promoção do Desporto para Todos.

    O evento tem lugar no Parque Urbano das Piscinas e decorre de Janeiro a Julho e de Setembro a Dezembro, todas as 2ªfeiras entre as 20.30h e as 21.30h. Os participantes têm enquadramento técnico e seguro da autarquia.

  • Programa Mais

    Considerando a importância do desenvolvimento de atividades desportivas, o papel fundamental das autarquias e das instituições culturais, educativas e do movimento associativo ao nível da promoção e dinamização de atividades desportivas, a necessidade de rentabilizar os meios e recursos municipais, bem como o estabelecimento de parcerias, a Câmara Municipal, através da Divisão de Cultura, Biblioteca, Juventude e Desporto promove e apoia um conjunto de projetos direcionados para diferentes populações, sempre com a perspetiva de promover um estilo de vida mais saudável.

  • Projeto + Eventos

    Projeto “+ Eventos” dirige-se a toda a população concelhia, em estreita articulação e cooperação com o Movimento Associativo Concelhio.

    As ações que constam no projeto são estritamente pontuais e de âmbito popular ou federado e levadas a cabo pelo Movimento Associativo Concelhio.

  • Projeto Desporto na Escola

    O desenvolvimento de atividades desportivas nas Escolas é da maior importância, sendo fundamental o papel que as autarquias, as associações de pais e as instituições culturais e desportivas desempenham ao nível da promoção e dinamização de atividades desportivas. O setor Escolar, o setor Federado e o setor Autárquico devem assumir missões complementares e articuladas, tendo cada um deles a sua missão específica, nomeadamente:

    • O setor Escolar deve, predominantemente, fazer incidir a sua intervenção na iniciação e orientação desportivas, garantindo a oportunidade, a igualdade de acesso e a generalização das práticas desportivas;
    • O setor Federado deve, predominantemente, orientar a sua ação para a especialização e a formação de elites desportivas, apostando num reforço claro da cooperação entre os clubes e o movimento desportivo escolar, como setor indispensável de recrutamento de praticantes desportivos;
    • O setor Autárquico deve, predominantemente, desenvolver o seu papel em torno da contextualização das políticas desportivas, nas quais se insere o Desporto Escolar, promovendo a inovação das práticas desportivas comunitárias, dinamizando programas locais relacionados com a criação de infra-estruturas desportivas e de apoio logístico à expansão do movimento associativo desportivo local.

    No contexto da sua missão neste âmbito, a Autarquia, através da Divisão de Cultura Biblioteca Juventude e Desporto, pretende concretizar e reforçar o Projecto “+ Desporto na Escola” para toda a população escolar concelhia, técnicos autárquicos, professores dos diversos agrupamentos escolares e treinadores das organizações desportivas Concelhias, em estreita articulação e cooperação com o Desporto Escolar da Península de Setúbal e Movimento Associativo Concelhio.

    Por Desporto na Escola entendemos a prática, vocacional e opcional de uma atividade física devidamente enquadrada por professores de Educação Física para todos aqueles jovens que a querem praticar.                         

    O Desporto na Escola assume importância fundamental como atividade física de extensão e complemento curricular da Educação Física, ampliando os seus efeitos educativos, em função das necessidades, dos seus desejos, dos interesses e das vocações dos alunos.

    As atividades que constam no projeto visam, por um lado, criar condições para a realização de eventos de natureza desportiva, cuja organização compete aos agrupamentos de escolas do Concelho de Montijo ou a sua efetiva participação; por outro lado, pretende preencher lacunas ao nível das modalidades desportivas, através de ações de sensibilização dessas mesmas modalidades. Finalmente, pretende criar e reforçar a formação dos técnicos, professores e treinadores para a iniciação ou continuidade de determinadas modalidades desportivas.

  • Projeto Desporto na Rua

    A autarquia pretende concretizar e reforçar o Projeto “Desporto na Rua” para toda a população concelhia, em estreita articulação e cooperação com o Movimento Associativo Concelhio, lançando um conjunto de atividades na rua: ginástica, futebol, basquetebol, B.T.T, canoagem, jogos tradicionais, entre outros.

    As ações que constam no projeto são estritamente pontuais e de âmbito popular e levadas a cabo pelo Movimento Associativo Concelhio.

  • Projeto Formar +

    A atividade de professor de Educação de Física, técnico superior na área do Desporto e treinador/a de Desporto tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente e complexa, de que resulta a consequente necessidade de melhoria na qualidade e na robustez da sua formação, enquanto fator preponderante para uma melhor intervenção.

    A autarquia pretende concretizar e reforçar o Projecto “Formar +” para toda a população escolar concelhia, técnicos autárquicos, professores dos diversos agrupamentos escolares e treinadores das organizações desportivas Concelhias, em estreita articulação e cooperação com o Desporto Escolar da Península de Setúbal e Movimento Associativo Concelhio.

    As ações que constam no projeto visam fundamentalmente preencher lacunas ao nível das modalidades desportivas, através de ações de formação dessas mesmas modalidades, reforçando a formação dos técnicos, professores e treinadores para a iniciação ou continuidade de determinadas modalidades desportivas.

  • Projeto Incluir +

    O Incluir+ é um Programa de Desenvolvimento Desportivo no âmbito da acessibilidade e da Inclusão.

    O Desporto é uma “ferramenta” valiosa de socialização, intercâmbio e convívio, bem como de promoção da solidariedade e da cidadania. Os seus benefícios ultrapassam o plano motor, melhorando também ao nível cognitivo, biológico e social.

    A promoção infantil e juvenil da atividade física e desportiva é um meio de prevenção e de ensino junto dos mais novos, promovendo hábitos e estilos de vida saudáveis, assim como de auto-satisfação e realização pessoal.

    Na sequência da parceria com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, pretendemos reforçar a aposta e a preocupação da Câmara Municipal de Montijo na promoção e sensibilização para a prática desportiva de inclusão, envolvendo nomeadamente pessoas com diferentes tipos de deficiência.

    O Projeto Incluir+ pretende sensibilizar toda a comunidade do Concelho para o processo de inclusão, através do desporto, em estreita cooperação com os diversos parceiros, responsabilizando todos pelo fenómeno de cidadania ativa.

    Aderiram ao projeto Incluir +, até ao momento, os seguintes Clubes/Associações: Clube Atlético do Montijo (Canoagem e Karaté), Ginásio Clube do Montijo (Boccia e Tiro com Arco), Academia Bairro Miranda (Futsal e Ténis de Mesa), Associação para a Formação Desenvolvimento Desportivo (Natação), Associação de Karaté – Caminho Ancestral (Karaté), Associação Kenshin Ryu Jujutsu (Jujutsu), Centro Cultural e Desportivo do Montijo (Judo).

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze