Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Infância

  • Prevenção de comportamento de risco e terapia familiar

    Disponibiliza atendimentos quer nas próprias instalações quer nas Escola Pedro Varela e Básica Integrada do Esteval.

    Na Divisão o atendimento realizado, no domínio da prevenção dos comportamentos de risco e da terapia familia é orientado para os seguintes objetivos:

    • Apoiar os utentes/famílias na resolução dos seus problemas ativando as suas potencialidades.
    • Orientar as famílias no seu percurso de crescimento e nos diferentes ciclos familiares.
    • Devolver às famílias/utentes a sua competência e capacidade de ultrapassar as suas crises e orientá-las na solução dos seus problemas.
    • Promover o equilíbrio familiar e formas de comunicação eficazes.

    O atendimento no 2.º Ciclo, nas Escolas Pedro Varela e Básica Integrada do Esteval tem por objetivos:

    • Promover o desenvolvimento integral da criança, contribuindo para o seu crescimento harmonioso e global;
    • Promover o sucesso educativo dos alunos;
    • Prevenir situações de risco (indisciplina, abandono, absentismo escolar, consumo de substâncias psicoativas, entre outras);
    • Fomentar uma relação de interação entre os diversos agentes educativos, nomeadamente família-escola-comunidade;
    • Fomentar o envolvimento parental no percurso escolar do aluno.

     

    Contactos
    Rua José Joaquim Marques n.º 124
    2870-348 Montijo
    Tel.: 21 232 77 39

     

    Horário

    De segunda a sexta-feira das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h 

     

  • Projeto Tu Kontas+

    Através das ações dinamizadas pelo Projeto Tu Kontas+, com sede no Centro Comunitário Mais Cidadão, Rua Ivone Silva; Bairro da Caneira, 2870-336 Montijo, contactos 918529567/212303408, (2.ª e 5.ª feira - 9.30h às 13h e das 14h às 19.30h; 3.ª e 4.ª feira – 9.30h às 19.30h; 6.ª feira – 9.30h às 13h e das 14h às 18.30h e Sábado – 15h às 18h), pretende-se minimizar o ciclo de pobreza e exclusão social junto de crianças, jovens (6 aos 24 anos) e famílias de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, no Bairro da Caneira, promovendo o bem-estar psicossocial, a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

    O consórcio Local deste projeto é constituído pelas seguintes entidades: Câmara Municipal de Montijo (Entidade Promotora); Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (Entidade Gestora); Agrupamento de Escolas de Montijo; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montijo; Mondo Portugal, S.A.

    A promoção do projeto é da responsabilidade do Governo de Portugal nomeadamente do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) através do Programa Escolhas.

    O financiamento do projeto é da responsabilidade da Segurança Social e do Ministério da Educação e Ciência (Direção Geral da Educação).

    O co-financiamento é da responsabilidade do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), Quadro Referência Estratégica Nacional (QREN), República Portuguesa e União Europeia-Fundo Social Europeu. 

    Medidas

    Atividades

    Medida I – Inclusão Escolar e Educação Não Formal

    Letras e Números (apoio ao estudo); Anima Recreio (atividades lúdico pedagógicas no recreio – EB Caneira); Sarilhos do Amarelo (competências de autorregulação da aprendizagem); Alfabetização (formal/ não formal); Tutoria da Família (acompanhamento psicossocial); Pais Ativos (coresponsabilização parental).

    Medida II – Formação Profissional e Empregabilidade

    Degraus (definição e acompanhamento do projeto de vida); Formação Profissional Certificada (competências profissionais); Percursos Profissionais e Visitas a Empresas e Organizações (experiências em contexto laboral).

    Medida III – Dinamização Comunitária e Cidadania

    Chapéu de Ideias (atividades lúdico pedagógicas); Saltimbancos (atividades desportivas e de saúde); TK+ Saúde (hábitos de higiene e saúde); Atelier de Expressões (corporal, plástica, dramatização); Tubo de Ensaio (atelier de ciências); Orquestra de Talentos (expressão artística: música e dança criativa); Conversas com a adolescência (comportamentos de risco e promoção da saúde); Dinâmica de Férias (programa de férias escolares); Comunidade e Bairro e STOP (interação com as entidades comunitárias dentro e fora do bairro).

    Medida IV – Inclusão Digital

     

    Iniciação às TIC (formação inicial em TIC); TIC há Aqui (formação certificada/ diploma de competências básicas em TIC); CID para Tod@s (treino de competências em TIC); sala de estudo (programa escola virtual_ porto editora); Bué da CID (acesso livre ao computador com orientação).

    Medida V – Empreendedorismo e Capacitação

    Caixinha de Botões (treino de competências de empreendedorismo e gestão familiar); Brigadas de Bairro (intervenção e requalificação nos espaços comuns mediante a participação comunitária), Do Meu Bairro ao Pôr-do-sol (concurso anual de Ideias).

     

 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze