O Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania, adiante designado GDAC, foi criado a 1 de Julho de 2005 através do protocolo – Contrato de Participação e Responsabilidade – assinado entre a Câmara Municipal de Montijo e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo.
Esta parceria funciona como uma estrutura de intervenção junto do movimento associativo do concelho, mas também junto de todos os cidadãos que residam ou que estejam presentes no Concelho. Este é um projecto de desenvolvimento integrado, cuja participação das diferentes associações do concelho é considerada fundamental, uma vez que a sua operacionalidade tem por base um contexto de parceria alargada.
O Gabinete tem como principais objectivos garantir a participação activa dos cidadãos do Montijo, envolvendo os diferentes sectores da sociedade do concelho, desenvolver novas parceiras, novas articulações e novas iniciativas que impulsionem o desenvolvimento local sustentável, intensificar e difundir alternativas de desenvolvimento assente na inclusão e na participação social e ainda criar um centro de recursos que sirva como instrumento de pesquisa e trabalho para o movimento associativo.
A coordenação do Gabinete definiu como linha orientadora fundamental uma estratégia de actuação a longo prazo nas suas áreas de intervenção, designadamente no domínio do desenvolvimento associativo, na organização de eventos culturais, na formação de crianças e jovens, no voluntariado, na implementação de projectos municipais, na cooperação internacional e na promoção da participação cidadã.