C.M. Montijo
Bem-vindo



Contacto Geral
Telefone - C. M. Montijo 212 327 600
E-mail - C. M. Montijo geral@mun-montijo.pt







Plano Director Municipal



Fatura Eletrónica






Sábado, 25/10/2014 01:32:49
Pesquisa Ok
Home  »  Município  » Localização e Caracterização

 O concelho de Montijo é Territorialmente constituído por 2 Sub-áreas: a Zona Este, que compreende a Freguesia  de Canha e a União de Freguesias de Pegões, e a Zona Oeste, composta pelas restantes 3 freguesias do Concelho - União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro; União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro/Jardia; e Freguesia de  Sarilhos Grandes, que conjuntamente representam apenas 16,18% da área geográfica total.


No que se refere à distribuição da população, nestas sub-áreas, e segundo os dados apresentados pelo Recenseamento Geral da População de 2001,  verifica-se que a Zona Este, que representa 83,82% do território, é ocupada por apenas 13,95% da população do concelho reflectindo uma baixa densidade populacional.

É na Zona Oeste que se situam os maiores aglomerados populacionais, sobretudo nas freguesias de Montijo, que representa 58,50% do total da população do concelho e de Afonsoeiro com 9,03%.

Em termos da Dinâmica Populacional no concelho, assistimos a um crescimento de aproximadamente 8,7% no decorrer do período intercensitário 1991- 2001.

A evolução e estrutura da população são resultado dos movimentos naturais e dos movimentos migratórios. No que se refere aos movimentos naturais, existe a tendência para a sobreposição dos  valores das taxas de mortalidade face aos da natalidade, reflectindo-se num saldo fisiológico negativo. Esta situação revela bem a importância que assumem os movimentos migratórios no crescimento populacional do concelho.

A evolução demográfica nas décadas de 60 e 70 mostrou-se positiva – a Taxa de Crescimento Anual Médio (TCAM) foi de 0,7% na década de 60 e de 1,1 na década de 70. Quando analisados os valores para a década de 80-90 verificamos que assumem um valor negativo (-0.2%).

Relativamente aos últimos dados populacionais, que se reportam à década 1991-2001, a TCAM apresenta um valor de 0,87%.

Relativamente à Estrutura Etária da população do Concelho de Montijo tem-se assistido, ao longo dos últimos anos, a um gradual envelhecimento da população, que já se traduz num índice de envelhecimento de 112,6% (INE 2004).

Esta situação resulta da redução do peso das classes etárias mais jovens face ao número de residentes mais idosos.

Para dados mais detalhados consulte: 

Montijo em Números




Se não consegue visualizar os documentos verifique se já tem instalado o Adobe Acrobat Reader. Caso não o possua faça o download gratuito do programa no site da Adobe®.

 



Mapa da Cidade de Montijo Mapa das Freguesias

  
Newsletter
Deixe o seu e-mail
Ok
Sondagens
O que gosta mais na cidade do Montijo?
acesso cultura/lazer
gastronomia
proximidade campo
relação com o rio
vida noturna

Votar















Promotor - AMRS Em representação das Câmaras Municipais de Alcochete - Barreiro - Moita - Montijo - Palmela - Sesimbra - Setúbal Parceiros AERSET POS_Conhecimento D ]
Copyright © 2014 C. M. do Montijo. Todos os direitos reservados.