C.M. Montijo
Bem-vindo



Contacto Geral
Telefone - C. M. Montijo 212 327 600
E-mail - C. M. Montijo geral@mun-montijo.pt







Plano Director Municipal



Fatura Eletrónica






Segunda-feira, 22/12/2014 03:30:58
Pesquisa Ok
Home  »  Município  » Localização e Caracterização

 O concelho de Montijo é Territorialmente constituído por 2 Sub-áreas: a Zona Este, que compreende a Freguesia  de Canha e a União de Freguesias de Pegões, e a Zona Oeste, composta pelas restantes 3 freguesias do Concelho - União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro; União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro/Jardia; e Freguesia de  Sarilhos Grandes, que conjuntamente representam apenas 16,18% da área geográfica total.


No que se refere à distribuição da população, nestas sub-áreas, e segundo os dados apresentados pelo Recenseamento Geral da População de 2001,  verifica-se que a Zona Este, que representa 83,82% do território, é ocupada por apenas 13,95% da população do concelho reflectindo uma baixa densidade populacional.

É na Zona Oeste que se situam os maiores aglomerados populacionais, sobretudo nas freguesias de Montijo, que representa 58,50% do total da população do concelho e de Afonsoeiro com 9,03%.

Em termos da Dinâmica Populacional no concelho, assistimos a um crescimento de aproximadamente 8,7% no decorrer do período intercensitário 1991- 2001.

A evolução e estrutura da população são resultado dos movimentos naturais e dos movimentos migratórios. No que se refere aos movimentos naturais, existe a tendência para a sobreposição dos  valores das taxas de mortalidade face aos da natalidade, reflectindo-se num saldo fisiológico negativo. Esta situação revela bem a importância que assumem os movimentos migratórios no crescimento populacional do concelho.

A evolução demográfica nas décadas de 60 e 70 mostrou-se positiva – a Taxa de Crescimento Anual Médio (TCAM) foi de 0,7% na década de 60 e de 1,1 na década de 70. Quando analisados os valores para a década de 80-90 verificamos que assumem um valor negativo (-0.2%).

Relativamente aos últimos dados populacionais, que se reportam à década 1991-2001, a TCAM apresenta um valor de 0,87%.

Relativamente à Estrutura Etária da população do Concelho de Montijo tem-se assistido, ao longo dos últimos anos, a um gradual envelhecimento da população, que já se traduz num índice de envelhecimento de 112,6% (INE 2004).

Esta situação resulta da redução do peso das classes etárias mais jovens face ao número de residentes mais idosos.



Mapa da Cidade de Montijo Mapa das Freguesias

  
Newsletter
Deixe o seu e-mail
Ok
Sondagens
O que gosta mais na cidade do Montijo?
acesso cultura/lazer
gastronomia
proximidade campo
relação com o rio
vida noturna

Votar















Promotor - AMRS Em representação das Câmaras Municipais de Alcochete - Barreiro - Moita - Montijo - Palmela - Sesimbra - Setúbal Parceiros AERSET POS_Conhecimento D ]
Copyright © 2014 C. M. do Montijo. Todos os direitos reservados.