XI Encontro de Leitura Pública // Bibliotecas em Transição

08 e 09 Abril 2021
Banner encontro adiado montijo 1 1024 2500

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) vai realizar o XI Encontro da Leitura Pública, que versará o tema Bibliotecas em Transição nos próximos dias 8 e 9 de abril de 2021, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo.

O evento estava anteriormente agendado para os dias 26 e 27 de novembro 2020, no Cinema-Teatro Joaquim D'Almeida. A decisão de alteração foi tomada e fundamentada pela diminuição do impacto do encontro, tendo em conta a participação estar maioritariamente condicionada, devido ao atual estado da pandemia e a preocupação com a garantia da segurança e o bem-estar de todos.

Não obstante esta decisão, aferiu-se necessário marcar nova data, com o objetivo de firmar a importância da discussão das matérias previstas no programa, que trarão reconhecimento ao universo das bibliotecas públicas municipais, bem como à Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal.

Será mantido igualmente o programa, no sentido de firmar a importância da discussão das matérias nele previstas, que trarão novas perspetivas e reconhecimento ao universo das bibliotecas públicas municipais.

O Encontro da Leitura Pública é promovido pela AMRS, através da sua Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal, composta pelas bibliotecas municipais de Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Bibliotecas em Transição, tema desta edição, pretende aprofundar a discussão sobre a importância social e cultural das bibliotecas e o seu papel para o desenvolvimento. Para além disso, vem reforçar a importância da inclusão das bibliotecas e respetivo acesso à informação, nos planos de desenvolvimento nacionais e regionais no âmbito do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O cenário pandémico em que nos encontramos hoje constitui uma nova realidade que obriga à discussão e afirmação da pertinência das bibliotecas como espaços culturais, demonstrando o seu valor social. É com base neste enquadramento que se desencadeia a discussão da abrangência e importância que as bibliotecas assumem para a população, afirmando a necessidade de transição para politicas que, efetivamente permitam dar corpo às Redes e ao trabalho em rede, que se assume cada vez mais como um papel central para as bibliotecas públicas.

O reposicionamento das bibliotecas públicas face ao seu papel na sociedade exige o potenciamento e requalificação dos seus serviços atuais, de gestão das bibliotecas, no sentido da evolução e adaptação a novos contextos, numa lógica de construção de caminhos inovadores que o serviço público presta à sua população, bem como, para a promoção saudável dos hábitos de consumo cultural.

Público-alvo
Público em geral, professores-bibliotecários, outros docentes que integram as equipas das bibliotecas escolares e/ou outros docentes, técnicos superiores das bibliotecas, profissionais bibliotecários entre os demais interessados.

O Encontro de Leitura Pública está reconhecido e certificado enquanto ação de curta duração, nos termos do disposto no Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio, para progressão na carreira e avaliação do desempenho docente.

Poderá inscrever-se e aceder ao programa AQUI

Para mais informações contacte:

Gabinete de Informação e Comunicação - AMRS
Nádia Silva | n.silva@amrs.pt