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Rede Portuguesa de Cidades Educadoras

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MONTIJO, CIDADE EDUCADORA


Em julho de 2017, o Município de Montijo aderiu à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) (http://www.edcities.org/) e, consequentemente, passou a integrar Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (http://www.edcities.org/rede-portuguesa/).

O conceito e conteúdo de Cidade Educadora surgiu em Barcelona, em novembro de 1990, quando 70 municípios do mundo o assumiram, assinando a Carta das Cidades Educadoras e partindo do pressuposto de que todas as cidades dispõem de inúmeras possibilidades educadoras e podem oferecer importantes elementos para uma formação integral dos seus habitantes.

Esta Carta foi revista no Congresso Internacional de Bolonha (1994) e no de Génova (2004), a fim de adaptar as suas abordagens aos novos desafios e necessidades sociais.

A AICE foi formalizada em Bolonha, em 1994, como associação de municípios representados pelos seus governos locais, e integra vários países que cooperam, intercambiam e trabalham no desenvolvimento e implementação de práticas inspiradas nos Princípios da Carta das Cidades Educadoras (http://www.edcities.org/wp-content/uploads/2013/10/Carta-Portugues.pdf).

Esta Associação tem como estrutura uma Assembleia Geral, um Comité Executivo e um Secretariado e prossegue os seguintes objetivos:
• Proclamar e reclamar a importância da educação na cidade.
• Pôr em relevo as vertentes educativas dos projetos políticos das cidades associadas.
• Promover, inspirar, fomentar e zelar pelo cumprimento dos princípios constantes na Carta das Cidades Educadoras nas cidades membro, assim como assessorar e informar os membros sobre a implementação dos mesmos.
• Representar os associados na concretização dos fins associativos, relacionando-se e colaborando com organizações internacionais, estados, entidades territoriais de todo tipo, de modo a que a AICE seja um interlocutor válido e significativo nos processos de influência, negociação, decisão e redação.
• Estabelecer relações de colaboração com outras associações, federações, grupos ou o Redes Territoriais, em especial de cidades, em âmbitos de ação similares, complementares ou concorrentes.
• Impulsionar a adesão à Associação de cidades de todo o mundo.
• Impulsar o aprofundamento do conceito de Cidade Educadora e das suas aplicações concretas nas políticas das cidades, através de intercâmbios, de encontros, de projetos comuns, de congressos e de todas as atividades e iniciativas que reforcem os laços entre as cidades associadas, no âmbitos das suas delegações, Redes Territoriais, Redes Temáticas e outros grupos.

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras acolhe atualmente 66 Municípios do continente e regiões autónomas aderentes à AICE que subscreveram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os Princípios desta Declaração.

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