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CRIA - Centro de Recursos para a Infância e Adolescência

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Designação do projeto |“CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência”
Código do projeto | LISBOA-07-5266-FSE-000051
Objetivo principal| Redução do Abandono Escolar e Combate ao Insucesso Escolar
Região de intervenção |Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Montijo

Data de aprovação | 07-07-2017
Data de início | 01-09-2017
Data de conclusão | 31-08-2018
Custo total elegível |459.742,21 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 229.871,11 EUR

O Município de Montijo viu aprovada a candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 “CRIA - Centro de Recursos para a Infância e Adolescência”, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML), correspondendo a um investimento total de 459.742,21€ e financiamento FSE (50%) de 229.871,11€.

Esta operação converge com o Plano Nacional para a Promoção do Sucesso Educativo (PNPSE) e com os seus desígnios, bem como com os Planos de Ação Estratégica (PAE) das escolas do concelho.

O CRIA visa promover o sucesso escolar, minimizando as assimetrias territoriais, socioeconómicas e culturais do Município, promovendo e valorizando a igualdade de oportunidades aos alunos, através de ações de diagnóstico precoce e apoio multidisciplinar e de promoção do conhecimento científico, tecnológico e empreendedor.

Pretende ainda aumentar a capacitação das escolas para implementarem com sucesso uma diferenciação pedagógica e métodos de ensino mais eficazes, contribuindo para capacitar docentes para práticas colaborativas e pedagogias inovadoras. O CRIA mobiliza escolas e famílias, enquanto promotoras de soluções educativas locais para as crianças e jovens, em articulação com vários agentes da comunidade e stakeholders.

As Atividades propostas pelo CRIA visam a igualdade de oportunidades através de medidas de diferenciação positiva em escolas com taxas de retenção e abandono mais elevadas e/ou com problemas específicos identificados nos respetivos PAE e/ou inseridas em territórios de baixa densidade. Pretende-se proporcionar a todos a possibilidade de acesso precoce a diagnósticos e intervenções específicas e a experiências pedagógicas ricas e inovadoras e transmitir uma imagem valorizada da mulher no trabalho e na sociedade.

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