Espólio do Museu Agrícola ganha moinho de galgas

Moinho de galga 1400x550 02 1 1024 2500
03 Maio 2017

O Museu Agrícola da Atalaia viu o seu espólio enriquecido com uma importante doação de um moinho de galgas, que pode já ser contemplado pelos visitantes no pátio do Museu.

Trata-se de uma peça única e rara, de significativo valor para o enriquecimento do acervo do Museu Agrícola da Atalaia, pela importante ligação secular do concelho à produção de azeite. A título de registo histórico, a padroeira da Igreja da Freguesia de Canha é Nossa Senhora da Oliveira, em virtude de terem existido muitos olivais na zona e, consequentemente, lagares de azeite.

O referido moinho de galgas foi recebido, no Museu Agrícola da Atalaia, em muito mau estado de conservação. Foi transportado por uma grua para o pátio do Museu e, no exterior, o técnico de restauro do Museu Agrícola recuperou-o, seguindo todas as fases necessárias para a sua melhor conservação e movimento da sua engrenagem, incluindo a pintura com as suas cores originais.

Este é um moinho que foi construído na Metalúrgica Duarte Ferreira, fabrico Tramagal, nas primeiras décadas do séc. XX. É um moinho de azeitona com duas galgas cilíndricas de pedra e estrutura de ferro com o diâmetro de dois metros e uma altura de dois metros e quinze centímetros, com quatro pés, pesando cerca de quatro toneladas.

Foi pertença de um lagar de azeite da Quinta da Coutadinha, no concelho de Alcochete. Encontrava-se na Quinta da Pateira, propriedade do senhor Patrick Hivet que, no ano de 2015, propôs fazer esta doação à Câmara Municipal do Montijo.

Um moinho de galgas é um aparelho para moer a azeitona, reduzindo-a a uma pasta. É formado por um recipiente cilíndrico – a vasa ou pio – no qual giram as pedras ou mós, conhecidas por galgas.

Este é mais um motivo, a juntar a tantos outros, para uma visita ao Museu Agrícola da Atalaia.

Museu Agrícola da Atalaia
Largo da Feira
2870 – 706 Atalaia

Coordenadas GPS:
Latitude - 38º 42'29.94ºN
Longitude - 8º 55'23.66ºW

Horário:
3.ª a 6.ª feira:
9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30
Sábado: 14h00 às 18h00
Domingo: grupos mediante marcação prévia