Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Peça Escultórica de Bual em espaço público (c/vídeo)

Site  large  1 1024 2500
10 Julho 2017

O dia 8 de julho ficou marcado pela cerimónia que assinalou a conservação e a nova localização da peça escultórica “Homenagem à Agricultura”, da autoria do mestre Artur Bual, em Pegões (junto à sede da União das Freguesias de Pegões) que contou com a presença da filha, do genro e da neta do artista.

A “Homenagem à Agricultura” é um conjunto de peças soltas e de máquinas agrícolas que tinham cumprido já a sua função e despertaram o interesse do artista. A escultura é parte integrante do património cultural do nosso concelho, ligando para sempre o seu autor, Artur Bual, à história do Montijo, mais precisamente a Pegões.

“Decorridos 50 anos sobre a inauguração da autoria do artista plástico Artur Bual aqui estamos hoje, com a presença dos seus familiares, autarcas e povo de Pegões a inaugurar a nova localização em espaço público de uma escultura fundamental na compreensão da nossa identidade coletiva” referiu o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, na cerimónia.

O presidente salientou que a obra da valorização da escultura desenvolveu-se durante o ano de 2017 “com a ajuda da família Bual e do Ministério da Agricultura, correspondendo a um sonho da freguesia de Pegões e a uma vontade política do município do Montijo no sentido de valorizar o património artístico concelhio”.

Recorde-se Artur Bual é essencialmente reconhecido como o expoente máximo da pintura gestual abstrata portuguesa. Foi como funcionário da Junta de Colonização Interna que criou um conjunto de obras públicas no domínio da pintura, sendo esta monumental escultura a sua estreia na área tridimensional.

Dsc 2587  large  1 1024 2500
Dsc 2615  large  1 1024 2500
Dsc 2679  large  1 1024 2500
Dsc 2715  large  1 1024 2500

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze