Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Trívia na Galeria Municipal

Trivia 1400x500 1 1024 2500
07 Agosto 2017

A Galeria Municipal do Montijo tem patente, até 30 de setembro, a exposição Trívia, composta por trabalhos de Mariana Teixeira, Teresa Carreira e Pedro Moço, três jovens montijenses que vivem na mesma cidade, o Montijo, mas apresentam diferentes perspetivas de olhar o mundo.

Mais que uma exposição, Trívia é um registo documental. Um documento que regista o progresso e crescimento de um corpo de trabalho que começou na Galeria Municipal, numa exposição em contexto escolar, no ano de 2013. Esta mostra demonstra como três pessoas, nascidas no mesmo ano e na mesma cidade, tendo frequentado as mesmas escolas e instituições, com professores em comum e contextos semelhantes, se desenvolveram em linguagens distintas (gravura, desenho e fotografia).

É, igualmente, uma afirmação dos jovens montijenses perante a comunidade local, como criadores de bens culturais, como artistas que buscam uma linguagem própria.

Em Trívia, Mariana Teixeira apresenta um projeto em torno da memória, usando como referência um arquivo de fotografias de família, que são reinterpretadas e descontextualizadas.

Teresa Carreira usa o desenho como meio de comunicação, quer de narração autónoma quer de transcrição de ideias complexas em soluções visuais.

Pedro Moço utiliza a fotografia como forma de registar os momentos e travar a rapidez dos locais e contextos em que se move. Debruça-se sobre o habitat humano e os diferentes níveis de poder que este exerce sobre as comunidades.

Sobre os autores:

Mariana Teixeira nasce a 12 de outubro de 1995. Natural do Montijo, demonstra desde pequena um grande interesse pelo mundo das artes. Aluna do departamento de Artes Visuais na Escola Secundária Jorge Peixinho (2010-2013), opta então por frequentar a Licenciatura de Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2013-2016). No segundo ano da licenciatura, descobre o vasto mundo da Gravura e é no atelier da disciplina que passa a maior parte do seu tempo, explorando novas técnicas e formas de criar. Atualmente, Mariana estuda Alta Joalharia no Centro de Joalharia de Lisboa (2016), onde constrói em paralelo peças da sua autoria.

Teresa Carreira reside e é natural de Montijo. Frequentou a área de Artes Visuais na Escola Secundária Jorge Peixinho e licenciou-se em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Posteriormente finalizou uma pós-graduação em Ilustração Artística, na UAL/ESTAL. O principal foco do seu trabalho tem sido a Ilustração enquanto veículo narrativo independente e método de transcrição visual de ideias complexas. Atualmente dedica-se à Ilustração e ao Desenho.

Pedro Miguel Coelho Moço nasce a 5 de setembro de 1995, no Montijo. Aos 15 anos, inicia o curso de Artes Visuais na Escola Secundária Jorge Peixinho e, em 2011 frequenta um Curso de Pintura do Ar.co. Ingressa, em 2013, no curso de Arte Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde explora as vertentes mais plásticas da fotografia, assim como os seus suportes técnicos, buscando sempre “o conceito” das suas obras. Está, no momento, a terminar a pós-graduação em Design Gráfico, na World Academy, Lisboa, e trabalha na área do Design e Fotografia.

Mariana teixeira sem t tulo 1 1024 2500
Pedro mo o s rie comenda  3 1 1024 2500
Teresa carreira sem t tulo 1 1024 2500

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze