Exposição A Lata Vira Brinquedo

Banner expo brinquedo 1400x550 1 1024 2500
10 Maio 2018

Até 31 de agosto, o Museu Municipal Casa Mora tem patente a exposição “A Lata Vira Brinquedo”. Entre carros, bonecos, robots, motas e outros brinquedos de folha, esta mostra desafia o visitante a entrar no mundo do brinquedo, onde a imaginação é levada ao limite.

A mostra dá-lhe, também, a conhecer que o Montijo esteve diretamente ligado à produção nacional de brinquedos de folha, pois era usual recorrer-se à indústria de transformação de carnes montijense para a execução deste tipo de brinquedo, devido à excelente qualidade da folha-de-flandres empregue nesta indústria. Alguns dos brinquedos produzidos com material proveniente do nosso concelho têm estampada uma nota com os nomes das indústrias montijenses provisoras.

O brinquedo de folha surgiu em meados do século XX, a norte do país, atingindo o seu ponto mais alto por volta da década de 50, tendo desaparecido quase por completo na década seguinte, quando se viu substituído e ultrapassado pelo plástico.

Hoje em dia é uma peça muito procurada e valorizada nacional e internacionalmente, encontrando-se em museus ou na posse de grandes colecionadores do mundo.

Visite a exposição “A Lata Vira Brinquedo” e descubra mais sobre o universo dos brinquedos de folha.

Museu Municipal | Entrada livre
3.ª feira a sábado: 9h00-12h30 e 14h00-17h30