Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Festas Populares de S. Pedro

Festas e Feiras
001 festas sao pedro 1 750 2500

Durante as festas, a Igreja Matriz do espírito Santo torna-se local de grande importância e veneração. Daqui se desloca a imagem do santo padroeiro da comunidade piscatória da cidade de Montijo – S. PEDRO.

A 29 de Junho, dia de S. Pedro, destaca-se a procissão fluvial, acrescida mais tarde às festividades, onde várias embarcações de pesca engalanadas escoltam uma principal que transporta a imagem do S. Pedro da ponta do Montijo (base aérea n.º6) até ao antigo cais citadino (Cais das Faluas), terminando o cortejo na Igreja do Espírito Santo.

A 30 de Junho, dia de S. Marçal, de manhã, junto à capela do Senhor Jesus dos Aflitos - Quinta do Saldanha, dá-se o ritual da “lavagem” da classe piscatória, seguindo-se a arrematação das bandeiras e da imagem de S. Pedro.

A Ermida de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos integrada na Quinta do Saldanha é um edifício do séc. XVIII, e que tinha uma função muito importante para os pescadores que aí acorriam em auxílio, bem como a todos os viajantes que faziam desta, um local de abrigo. No entanto, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos é, ainda hoje, alvo de grande devoção popular, sobretudo por parte dos pescadores, tanto assim é que, no dia de São Marçal, 30 de Junho, se realiza a cerimónia da “Lavagem” junto da Ermida, ritual que remete a antigas abluções ou banhos purificadores.

Montijo

Ultima semana de junho e 1.ª semana de julho 

subscrição de newsletter

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

2870-352 Montijo

T 212 327 600

F 212 327 608

E geral@mun-montijo.pt

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze