Montijo na nova empresa de transportes metropolitanos

1400x550 aml 1 1024 2500
18 Outubro 2018

O Município do Montijo vai integrar a nova Empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa – CarrisMetropolitana, criada ontem, 17 de outubro, em reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa.

Esta é uma decisão histórica para Município do Montijo que, pela primeira vez, passa a financiar diretamente o sistema de transportes públicos rodoviários que funcionam dentro do concelho e entre os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

No total, os municípios da AML vão investir mais de 31 milhões de euros na CarrisMetropolitana. Ao Município do Montijo cabe uma comparticipação superior a 800 mil euros, sendo o município com maior esforço financeiro em percentagem do seu orçamento municipal comparativamente aos restantes 17 concelhos da AML.

Em grande medida, este financiamento destina-se à comparticipação no passe social único para o transporte rodoviário que, a partir de 1 de abril de 2019, passará a ter um valor máximo de 40 euros mensais.

A comparticipação financeira do Município do Montijo contribuirá, ainda, para melhorar a rede de transportes dentro do município e para a implementação do novo sistema único de bilhética da CarrisMetropolitana.

Até 2020, todos os autocarros em circulação nos diferentes municípios da AML estarão pintados com a tradicional cor amarela da Carris. Até lá, a AML vai desencadear um concurso público internacional para melhorar e modernizar as redes municipais e intermunicipais de transportes públicos rodoviários, com autocarros mais modernos e mais eficientes.

Para o Município do Montijo, a adesão à nova empresa de transportes metropolitanos é um marco histórico e um esforço financeiro significativo na melhoria do transporte público rodoviário no concelho e na incrementação da mobilidade dos cidadãos.

Subscrição de Newsletter

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo