Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

DGAV e FPAS apresentam Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos

Dsc 2044  large  1400x550 1 1024 2500
11 Janeiro 2019

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) apresentaram publicamente o Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos, num evento que decorreu no dia 10 de janeiro, nas instalações da Bolsa do Porco do Montijo, e que teve as presenças do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

No encerramento do evento, Luís Medeiros Vieira disse que o novo Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos é uma “boa prática simplex que facilita os operadores económicos e a transparência do processo produtivo. Um exemplo concreto da aplicação do digital a um sector que tem dado provas de grande modernidade e que continua nesse caminho”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Montijo afirmou a importância da suinicultura para a economia local, enalteceu o papel da FPAS na dinamização do sector, evidenciado que o novo sistema é “mais um elemento de transformação da suinicultura portuguesa na construção de um sector moderno, desenvolvido e de futuro”.

O presidente da FPAS, Vitor Menino, regozijou-se pela nova ferramenta que “permitirá uma maior transparência, responsabilizando todos os intervenientes, fazendo diminuir os custos e aumentar a eficiência, permitindo ainda combater os desafios com que nos deparamos, designadamente as imposições legais da União Europeia sobre a saúde animal e as metas ambientais”.

Vitor Menino revelou, ainda, que a partir de 1 de março, a FPAS vai passar a funcionar nas instalações da Bolsa do Porco do Montijo, agradecendo à câmara municipal todo o apoio disponibilizado para a concretização desta mudança da sede da associação.

No evento teve lugar, ainda, a assinatura de um protocolo entre a DGAV e a FPAS para a realização da iniciativa “Porco d’Ouro”.

O Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos é uma plataforma web, desenvolvida pela DGAV, a Faculdade de Medicina Veterinária e a Nomad Consulting, que permite aos operadores do sector suinícola fazer a gestão da sanidade dos suínos de uma forma mais acessível e facilitada.

subscrição de newsletter

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

2870-352 Montijo

T 212 327 600

F 212 327 608

E geral@mun-montijo.pt

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze