Informação à População - Reforço nas carreiras de transporte público no Montijo

Autocarro 1400x550 1 1024 2500
29 Maio 2019

Os novos títulos de transporte público da Área Metropolitana de Lisboa (AML) constituem-se como uma medida histórica na promoção do direito à mobilidade dos cidadãos, representando um enorme contributo na devolução de rendimentos às famílias e garantindo um desenvolvimento que respeita o ambiente, os recursos naturais e a qualidade de vida.

A entrada em vigor, no mês de abril, do passe Navegante Montijo, com um custo de 30 euros por mês, e do passe Navegante Metropolitano, com um custo de 40 euros, possibilitou a utilização de todos os transportes na região da AML. Foi, ainda, assegurada a gratuidade para crianças até aos 12 anos de idade e criado o passe Navegante +65, que garante 50 por cento de desconto para os seniores com mais de 65 anos.

Desde a primeira hora, que o Município do Montijo se assumiu como um concelho metropolitano fundador da medida dos passes mais baratos para todos. Por esse motivo, os passes Navegante e demais alterações no sistema de transporte público da AML são financiados num valor anual superior a 1,2 milhões de euros pelo orçamento da Câmara Municipal do Montijo.

Assumimos esta opção por acreditar que os passes mais baratos são um instrumento essencial para promover a coesão social e territorial, reduzir as assimetrias sociais, potenciar o crescimento económico e a atratividade do nosso território e melhorar as condições de vida dos montijenses.

Conscientes dos desafios colocados pelos passes mais baratos, a Câmara Municipal do Montijo assinalou junto da AML, enquanto entidade gestora do transporte público em toda a região, a necessidade de reajustamento da oferta de transporte para Lisboa, que em alguns casos já apresentava uma situação deficitária antes da entrada em vigor do Navegante.

Nesse sentido, recentemente foi possível alcançar um acordo financeiro com os operadores de transportes, em particular com os Transportes Sul do Tejo (TST), que, no passado dia 27 de maio, procederam a um reforço significativo em algumas carreiras no concelho.

Assim, a carreira 435 (Samouco-Lisboa, via Montijo) passou a ter uma frequência de 10 em 10 minutos, nas horas de ponta, das 6h40 às 8h30 e das 18h00 às 19h00. Os TST procederam, igualmente, a um ajustamento da oferta da carreira 431 (Montijo-Lisboa).

Relativamente à carreira 333, entre a Moita e Lisboa, e que serve os utentes de Sarilhos Grandes e da Lançada, passou a ter uma frequência de 10 em 10 minutos, nas horas de ponta, das 6h20 às 8h30 e das 17h00 às 18h00. A esta alteração, juntou-se um novo reforço de mais duas circulações nas horas de ponta, que entrou em vigor no dia 29 de maio.

Foi, ainda, reforçada a carreira 416 (Canha-Montijo, via Pegões), um dos percursos prioritários para a câmara municipal, que sempre defendeu os transportes públicos com o interior do concelho, as freguesias de Pegões e de Canha, cuja população vê assim melhorada a sua mobilidade.

Sabemos que subsistem problemas estruturais no sistema de transporte público metropolitano e municipal, mas nos próximos anos vamos dar continuidade ao investimento municipal nesta matéria por forma a contribuir para a resolução destes problemas.

Com uma postura de parceria e diálogo com os outros concelhos da AML, com o Governo, os operadores e utentes dos transportes públicos iremos continuar atentos e empenhados na melhoria e modernização dos transportes, na adequação da oferta às necessidades da nossa população para podermos garantir o direito à mobilidade a todos os montijenses.

Montijo, 29 de maio de 2019

O presidente da câmara
Nuno Canta

subscrição de newsletter

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo