Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Sarilhos Grandes

 

Ermida de Nossa Senhora da Piedade 

IMG Ermida Piedade Sarilhos

Largo da Igreja – Sarilhos Grandes


Construção do século XVI. Este templo construído no início do século XVI (1512) pelo Doutor João Cotrim para panteão da família Cotrim conforme se pode constatar pelo brasão existente na pedra de fecho da abóbada. De características manuelinas a ermida/panteão atualmente adossada à parede norte da igreja de São Jorge, possui um alpendre de arco duplo com cúpula de recorte hexagonal terminada em bico, cujo interior apresenta uma decoração em cordame. Interiormente existe um altar em pedra da Arrábida. Na parede do lado esquerdo podemos observar ainda vestígios do revestimento azulejar hispano-árabe. No pavimento encontram-se duas sepulturas, uma com a legenda já gasta e impercetível e a outra com uma inscrição em letra gótica onde se pode ler AQUY IAZ RUY CUTRIM DE CASTANHEDA FIDALGO DA CASA D’L RY Dõ MANUELL. A ermida é coberta por uma abóbada de nervuras com bocete no fecho e quatro estribos terminados em base recamada e boleada no suporte dos artesãos.
Imóvel de Interesse Público – 30/11/1993

Contacto para Informações: (+351) 21 289 69 59

 

Igreja de São Jorge

Igreja São Jorge - Sarilhos Grandes_1400x550

Largo da Igreja – Sarilhos Grandes


Construção do século XV, com posteriores remodelações. Do edifício original poucos vestígios existem hoje em dia uma vez que o templo é uma reconstrução da época de D. João V. A fachada é coroada por um frontão de pedra interrompido pelo janelão do coro, e encimado por uma pequena cruz de pedra, tendo do seu lado direito a torre sineira. O portal, rematado por um pequeno frontão curvo é enquadrado por quatro pequenas frestas gradeadas, tendo as do nível inferior, por baixo, uma pequena lápide onde se encontra a cruz da Ordem de Santiago. O interior é de uma só nave de abóbada de berço pintada onde se observa uma exaltação a São Jorge pintada por Pereira Cão em 1904, e as paredes da nave encontram-se revestidas por azulejos azuis e brancos datados de 1740 figurando cenas da vida do orago. Na capela-mor podemos observar o altar em talha dourada setecentista e as paredes revestidas de azulejos polícromos do século XVII, representando cenas do Antigo Testamento e no pavimento duas lápides sepulcrais quinhentistas. A igreja tem batistério cujas paredes estão forradas com azulejos do século XVIII, apresentando no teto uma pintura que evoca o Batismo de Cristo no Rio Jordão.
Imóvel de Interesse Público – 30/11/1993

Contacto para Informações: (+351) 21 289 69 59

 

Moinho de Maré de Lançada

Lançada – Sarilhos Grandes

É possível atribuir a sua construção ao século XIV, na esteira das referências mais antigas às marinhas de sal e moinhos de maré. Integrava o conjunto de unidades moageiras da frente ribeirinha da área do atual Concelho do Montijo, tendo sido dotado de quatro engenhos. Hoje encontra-se em ruínas.
(Propriedade privada)

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze