Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Ermida de Santo António da Quinta do Pátio d' Água

Foto_Ermida_Sto_Ant_nio_Av_Pescadores_1400x550

A Câmara Municipal do Montijo procedeu à reabilitação da Ermida de Santo António, imóvel que integra o conjunto edificado da Quinta do Pátio d’Água, na Avenida dos Pescadores, merecendo a classificação patrimonial de Imóvel de Interesse Público.

Na sua configuração atual, que resultou de uma campanha de obras de meados do séc. XX devida ao traço do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, assumem particular relevo o conjunto de vitrais executados na oficina de Ricardo Leone, os silhares de azulejos antonianos (séc. XVIII) e o retábulo em talha dourada.

Este património fundamental para a memória e a cultura montijenses, com particular relevo nas vertentes histórica, arquitetónica e artística, foi requalificado e enriquecido com uma nova intervenção artística, da autoria da artista plástica montijense Fernanda Fragateiro.

A reabilitação destinou-se a que o monumento fique novamente acessível ao público, servindo também como palco privilegiado para a realização de eventos culturais compatíveis com aquele contexto patrimonial, numa utilização regular que possa ser também sinónimo de preservação e legado às gerações futuras.

Atenta a classificação patrimonial, foi em dezembro de 2015 submetido à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) o Relatório Prévio previsto nas disposições legais do Decreto-Lei n.º 140/2009, de 15 de junho. Daquela entidade foi recebido o Parecer Favorável necessário à execução da obra, foram também submetidos pelo município os documentos bastantes para obviar às condicionantes expressas.

Relatório Prévio à Intervenção na Ermida de Santo António

Parecer DGPC - Relatório Prévio da Ermida de Santo António

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze