Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Energia

É preocupação do Município do Montijo a implementação de medidas que visam a eficiência energética quer nas estruturas de domínio público, quer na transmissão de informação ao munícipe, para esclarecimento e apoio ao tema.

É objetivo primordial para a autarquia, a redução efetiva dos consumos de energia por parte dos edifícios públicos, ao que tem vindo a estudar e a implementar medidas físicas e a incentivar a hábitos sustentáveis e mais eficientes por parte dos funcionários.

Algumas das medidas implementadas são a substituição de lâmpadas por outras mais eficientes (nomeadamente lâmpadas LED), a promoção da melhoria dos hábitos de consumo energético por parte dos funcionários, com campanhas de sensibilização, sessões de esclarecimento, lembretes e incentivos ao uso racional de energia por todos, a melhoria das infraestruturas dos edifícios públicos, como coberturas, janelas, isolamentos, entre outros.

 

Em alguns dos edifícios camarários foram instalados monitores onde poderá visualizar os consumos reais de energia desses espaços, entre outra informação associada. São caso disso, o edifício dos Serviços Técnicos (1º Piso), o edifício dos Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal, as Instalações da Divisão de Des. Social e Promoção Saúde, e o edifício da Divisão de Ensino.

Na via pública, tem-se vindo a realizar uma progressiva substituição das luminárias existentes por luminárias LED, muito mais eficientes, com poupanças significativas nas faturas de energia. Segundo dados da EDP, a título de exemplo, o consumo da iluminação pública representa cerca de 70% dos consumos globais apresentados pelas autarquias.

Outra das medidas tomadas pelo Município foi o protocolo realizado com a S. Energia na medida EDULUX, com a qual beneficiarão todas as escolas básicas de 1º ciclo, onde se procederá à substituição de todas as lâmpadas, por outras mais eficientes de sistema LED (prevista a concretização antes do próximo ano letivo 2018-2019).

Com estas medidas a Câmara Municipal de Montijo olha para um futuro onde os cidadãos usufruam dos seus espaços, de uma forma ambiental mais eficiente e sustentável, procurando dar resposta às preocupações ambientais, às necessidades de atuação para uma sustentabilidade eminente, à redução dos consumos de CO2 e ao seu contributo efetivo para que se atinjam as metas definidas no Portugal2020.

zona ribeirinha iluminação

 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze