Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mobilidade

O Município do Montijo tem vindo a desenvolver políticas de estratégia ambiental que beneficiem o munícipe também na área da mobilidade. O conceito de mobilidade eficiente, está cada vez mais impresso no nosso quotidiano, onde se verifica a necessidade de dispor condições e escolhas de acessibilidade aos locais de trabalho, ensino, bens e serviços públicos e lazer, em muito vantajosos quer para o ambiente quer para o utilizador.

Preocupamo-nos em promover e assegurar deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e a custos acessíveis para todos, de uma forma eficiente com evidente redução dos impactos ambientais.

A Câmara Municipal de Montijo tem vindo a implementar medidas e infraestruturas para a promoção de uma mobilidade mais sustentável e eficiente. A criação de uma rede ciclável de âmbito geral, que liga os principais pontos de interesse da cidade, interfaces de transportes públicos, e que unifica o território por si, e também aos concelhos vizinhos, tem sido a grande aposta na área da mobilidade.

Não obstante esta significativa melhoria das acessibilidades, com a criação de ciclovias, arranjos de estradas e caminhos, passeios, passadeiras para os peões, é importante a sensibilização dos utilizadores para as vantagens pessoais e ambientais que as mobilidades sustentáveis acarretam.

A Casa do Ambiente tem vindo a promover, junto dos mais jovens, iniciativas que promovem hábitos saudáveis como andar de bicicleta e fazer caminhadas, procurando esclarecer e incentivar a estas mobilidades. Por toda a cidade, estão disponíveis parqueamentos de bicicletas, que podem ser utilizados, procurando dar resposta às necessidades dos seus utilizadores.

Parqueamentos:

quadro mobilidade


Nos últimos anos, Portugal aprovou Planos, Estratégias e Diretrizes Nacionais, nos sectores do ordenamento do território, ambiente, energia, transportes e segurança rodoviária, elaborou Planos Regionais de Ordenamento do Território, para todas as regiões do país; e iniciou um processo alargado de revisão de Planos Diretores Municipais em muitos territórios concelhio. Muitos desses instrumentos contêm orientações relevantes para o planeamento e operação dos transportes ao nível local e regional, tanto para municípios, como para operadores de transportes e outras entidades.
O concelho do Montijo, inserido na Área Metropolitana de Lisboa, desempenha um papel ativo nos estudos de mobilidade a decorrer, o que participa nas grandes tomadas de decisão do que queremos para o nosso território, e das medidas a tomar no presente e durante os próximos anos. É imperativa a promoção da utilização dos Transportes Públicos(TP), condição que exige um estudo na reestruturação da rede de TP, com previsão de melhorias significativas para o utilizador.
A área da mobilidade concerne assim estudos efetivos, legislação e orientações nacionais, com o principal objetivo de beneficiar o utilizador e respeitar os limites de utilização dos recursos naturais e da proteção ambiental.
Poderá consultar estas e outras questões de mobilidade junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P.

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTHome.aspx

ciclovia Montijo

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze