Mobilidade
O Município do Montijo tem vindo a desenvolver políticas de estratégia ambiental que beneficiem o munícipe também na área da mobilidade. O conceito de mobilidade eficiente, está cada vez mais impresso no nosso quotidiano, onde se verifica a necessidade de dispor condições e escolhas de acessibilidade aos locais de trabalho, ensino, bens e serviços públicos e lazer, em muito vantajosos quer para o ambiente quer para o utilizador.
Preocupamo-nos em promover e assegurar deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e a custos acessíveis para todos, de uma forma eficiente com evidente redução dos impactos ambientais.
A Câmara Municipal de Montijo tem vindo a implementar medidas e infraestruturas para a promoção de uma mobilidade mais sustentável e eficiente. A criação de uma rede ciclável de âmbito geral, que liga os principais pontos de interesse da cidade, interfaces de transportes públicos, e que unifica o território por si, e também aos concelhos vizinhos, tem sido a grande aposta na área da mobilidade.
Consulte AQUI a Rede de Ciclovias do concelho.
Não obstante, esta significativa melhoria das acessibilidades, com a criação de ciclovias, arranjos de estradas e caminhos, passeios, passadeiras para os peões, é importante a sensibilização dos utilizadores para as vantagens pessoais e ambientais que as mobilidades sustentáveis acarretam.
A S. Energia disponibiliza o PeddyApp, um projeto que tem como principal objetivo aliciar os jovens a mudar de hábitos de deslocação, através do registo, numa aplicação móvel, dos trajetos efetuados a pé para a escola ou para outras atividades, contribuindo, deste modo, para uma melhoria da saúde e do ambiente. Uma aplicação que oferece vantagens e prémios apenas por se caminhar. Saiba em www.senergia.pt/peddyapp
A Casa do Ambiente tem vindo a promover, junto dos mais jovens, iniciativas que promovem hábitos saudáveis como andar de bicicleta e fazer caminhadas, procurando esclarecer e incentivar a estas mobilidades. Por toda a cidade, estão disponíveis parqueamentos de bicicletas, que podem ser utilizados, procurando dar resposta às necessidades dos seus utilizadores.
Poderá facilmente estacionar a sua bicicleta junto dos principais pontos de acesso quotidiano. As escolas possuem parqueamento de bicicletas no seu interior, os grandes espaços comerciais como hipermercados e centros comerciais possuem parqueamentos à porta, mas pela cidade estão ainda espalhados vários equipamentos onde poderá pousar a sua bicicleta e facilmente prendê-la com um cadeado próprio para o efeito.
Parqueamentos:
PARQUEAMENTOS DE BICICLETAS |
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Localização |
N.º de lugares |
Parque Municipal (junto ao ringue desportivo) |
Parqueamento 4 bicicletas |
Pavilhão Desportivo n.º 1 (Rua das Açucenas) |
Parqueamento 4 bicicletas |
Piscinas Municipais (junto ao ringue desportivo) |
Parqueamento 4 bicicletas |
Tribunal |
Parqueamento 4 bicicletas |
CTT (separador central) |
Parqueamento 12 bicicletas |
Parque de estacionamento (traseiras do Ginásio) |
Parqueamento 10 bicicletas |
Inicio do Passeio do Cais |
Parqueamento 3 bicicletas |
Final do Passeio do Cais |
Parqueamento 8 bicicletas |
Campo de ténis (EB Ary dos Santos) |
Parqueamento 4 bicicletas |
Centro Comercial da Bela Vista |
Parqueamento 12 bicicletas |
Cais do Seixalinho |
Parqueamento 5 bicicletas |
Cemitério do Montijo |
Parqueamento 10 bicicletas |
Nos últimos anos, Portugal aprovou Planos, Estratégias e Diretrizes Nacionais, nos sectores do ordenamento do território, ambiente, energia, transportes e segurança rodoviária, elaborou Planos Regionais de Ordenamento do Território, para todas as regiões do país; e iniciou um processo alargado de revisão de Planos Diretores Municipais em muitos territórios concelhio. Muitos desses instrumentos contêm orientações relevantes para o planeamento e operação dos transportes ao nível local e regional, tanto para municípios, como para operadores de transportes e outras entidades.
O concelho do Montijo, inserido na Área Metropolitana de Lisboa, desempenha um papel ativo nos estudos de mobilidade a decorrer, o que participa nas grandes tomadas de decisão do que queremos para o nosso território, e das medidas a tomar no presente e durante os próximos anos. É imperativa a promoção da utilização dos Transportes Públicos(TP), condição que exige um estudo na reestruturação da rede de TP, com previsão de melhorias significativas para o utilizador.
A área da mobilidade concerne assim estudos efetivos, legislação e orientações nacionais, com o principal objetivo de beneficiar o utilizador e respeitar os limites de utilização dos recursos naturais e da proteção ambiental.
Poderá consultar estas e outras questões de mobilidade junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P.
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTHome.aspx
Inquérito à Mobilidade 2017
O Inquérito à Mobilidade (IMob 2017) decorreu no 4.º trimestre de 2017 e resultou de um acordo de cooperação entre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto e o INE, inserido num programa do Eurostat visando o desenvolvimento de estatísticas sobre mobilidade, sendo um exemplo de cooperação interinstitucional e interregional.
Os resultados definitivos do Inquérito à Mobilidade (IMob 2017) foram apresentados no dia 27 de novembro, tendo-se verificado que o automóvel foi o principal meio de transporte usado nas deslocações realizadas pelos residentes nas áreas metropolitanas, representando 58,9% na AML. As deslocações por modos suaves (pedonal e de bicicleta) surgem como a segunda forma de locomoção mais expressiva no total das deslocações, registando um peso conjunto de 23,5% na AML. No que diz respeito à utilização dos transportes públicos e/ou coletivos, as deslocações representaram 15,8% na AML.
Descarregue a publicação Mobilidade e funcionalidade do território nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa: 2017 e saiba mais sobre o IMob 2017 no website do INE.