Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

História

20 anos de arte ao serviço do público

Galeria Municipal_BM46053

A Galeria Municipal foi inaugurada a 18 de dezembro de 1999, após a obra de requalificação do edifício situado no número 12 da Rua Almirante Cândido dos Reis.
A arte, nas suas mais diversas formas de expressão artística, da pintura à fotografia, passando pela escultura, desenho, cerâmica, joalharia, entre outras, ganhava assim um espaço próprio no Montijo, propondo-se promover o desenvolvimento e o crescimento sociocultural através da difusão, de forma crítica e qualitativa, das artes plásticas.

Sob a orientação do pintor Jaime Silva (que se manteve na direção artística do espaço até 2011) a Galeria Municipal inaugurou com uma exposição de homenagem ao pintor Fernando de Azevedo, um dos artistas de referência da arte portuguesa da segunda metade do século XX.

O percurso da Galeria Municipal é extenso e de qualidade, entre exposições individuais e coletivas, nos seus 20 anos de existência, podendo orgulhar-se de já ter ostentado nas suas paredes a arte e o talento de nomes como: Graça Morais, Mário Rita, Jorge Martins, Fernanda Fragateiro, Gil Maia, João Vieira, Mário Cabrita Gil, João Vieira, Paula Sousa Cardoso, Paulo Neves, Rolando Sá Nogueira, Albertina Mântua, Isabel Sabino, António Vasconcelos Lapa, Roberto Santandreu, Nikias Skapinakis e muitos outros que enchem de orgulho o seu percurso.

Mas nem só de nomes sonantes assentam estas duas décadas. Este espaço também tem apostado no potencial artístico do concelho e da região, através da promoção de exposições com alguns autores locais, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural concelhia. Exemplo desta política é a exposição “Expressões: as Escolas na Galeria” onde os artistas são os jovens estudantes de artes das escolas do concelho, em particular os do ensino secundário e profissional que vai na sua sexta edição. Esta relação com a comunidade estende-se também, aos projetos municipais de envelhecimento ativo, que todos os anos, expõem o resultado das suas artes e ofícios ao longo do ano letivo.

Também anualmente no Dia da Cidade, 14 de agosto, surge a ocasião perfeita para receber neste espaço, o que de melhor se faz no nosso concelho, recebendo exposições individuais ou coletivas, com artistas locais das mais variadas expressões artísticas.

Em 2019, a Galeria Municipal comemorou duas décadas de existência e deu início ao ciclo comemorativo “Encontros e Reencontros: 20 anos” num total de seis exposições, que proporcionaram encontros e reencontros, de artistas que se conhecem, que são amigos, que já trabalharam juntos, e outros que apenas se encontraram aqui, pela primeira vez.

O ciclo iniciou-se com a exposição “Origem(s)” que reuniu o trabalho de 18 artistas locais. “Reencontros: 20 anos: 1999-2019: a exposição comemorativa”, marcou o auge deste ciclo e que reuniu as obras de cinco bons amigos: Marcelino Vespeira, Fernando de Azevedo, Rolando Sá Nogueira, Nikias Skapinakis e João Vieira. Todos eles, nomes incontornáveis da História da Arte do século XX em Portugal.

Subscrição de Newsletter

 

Subscreva abaixo a informação municipal para ficar a par de todas as novidades do Concelho do Montijo.

contacto geral

Câmara Municipal do Montijo

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

2870-352 Montijo

T 212 327 600

F 212 327 608

E geral@mun-montijo.pt

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze