Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Hortas escolares

imagem

O projeto Hortas Escolares visa promover o contacto dos alunos com a terra e os produtos que dela provêm, fomentando várias abordagens nas disciplinas base do plano curricular.

O/A professor(a) coordenador(a) do projeto é o ponto focal para o desenvolvimento e concretização dos trabalhos propostos, sendo da sua responsabilidade a orientação, a manutenção das hortas, o incentivo e a utilização da horta como meio e estratégia educativa e como conteúdo temático às questões ambientais, de saúde, alimentação e qualidade de vida.

Cabe à Casa do Ambiente a coordenação do projeto e todo o acompanhamento logístico muitas vezes necessário à concretização das tarefas. Apoio educacional, técnico e material é da responsabilidade deste Gabinete. A Autarquia disponibiliza os materiais e ferramentas de trabalho essenciais à realização do projeto.

No final do projeto há uma avaliação de resultados e uma análise das propostas realizadas e objetivos atingidos.

Como participar

As escolas interessadas devem proceder à inscrição na Casa do Ambiente, onde é feito um diagnóstico das necessidades ao inicio dos trabalhos.

Dossier Hortas Escolares

A cada escola aderente ao projeto é entregue um dossier elaborado pela Casa do Ambiente, com os seguintes documentos:

Guia da Horta, disponibiliza um conjunto de técnicas e práticas culturais de instalação de hortas biológicas com fins pedagógicos. Este apresenta o seguinte conteúdo: Introdução e Objetivos; Organização e Planeamento da Horta; Preparação do Solo; Fertilização; Sementeira e Plantação de Espécies; Rega; Manutenção; Colheita; Utensílios; Armazenamento de Materiais e Equipamentos; Notas Finais.

Ficha de Identificação da Escola e da Horta, destinado a registar anualmente todas as características e observações da Escola e da Horta. Serve de base de referência aos professores que no início de cada ano letivo darão continuidade ao projeto do ano anterior.

Ficha da Horta, para registo dos diferentes tipos de culturas selecionadas; as várias operações que foram realizadas; a listagem das pragas mais frequentes na horta, as suas principais características, as plantas que atacam com maior frequência, os prejuízos que provocam e ainda quais as várias formas de as combater.

Ficha da Compostagem, tem como finalidade elucidar os alunos e professores de todo o procedimento da compostagem, os materiais que podem ou não ser compostados e a monitorização de temperatura e PH.

Ficha de Atividades, proposta de atividades que poderão ser realizadas no âmbito deste projeto, procurando, de forma generalizada, a integração da temática Horta nas diferentes disciplinas do plano curricular.

Periodicamente este guia é atualizado a fim de poder ser utilizado com maior confiança.

Recorde-se que o projeto Hortas escolares é uma ferramenta educacional que promove a entreajuda, disciplina e desenvolve conceitos básicos sobre a agricultura, as espécies vegetais, o seu desenvolvimento e importância.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze