Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Bolsas de Estudo Cidade de Montijo

bolsas_de_estudo1_1_1024_2500_1_1024_2500

Os défices estruturais dos níveis de educação e de qualificação que ainda continuam a caracterizar a população concelhia em idade ativa exigem a adoção de estratégias prospetivas concertadas que promovam a melhoria da equidade e da eficiência da educação e formação ao longo da vida.

A superação dos referidos défices é fundamental para um desenvolvimento económico, social e cultural próspero e consolidado e requer uma intervenção focalizada, coordenada e contínua, bem como o envolvimento e a participação ativa de diversos atores.

A Carta Educativa de Montijo identificou as dificuldades económicas das famílias de origem e a concomitante necessidade dos jovens começarem a trabalhar como fatores determinantes do abandono escolar precoce, após o ensino básico, que se verifica no Concelho. O investimento em medidas de intervenção socioeconómica, complementares à ação social escolar, junto dos alunos com menores recursos económicos e das respetivas famílias revela-se assim uma estratégia crucial para o incentivo ao prosseguimento de estudos de nível secundário, pós secundário e superior.

Justifica-se assim plenamente a continuidade de uma prática instituída na Câmara Municipal, desde há alguns anos, que consiste na atribuição de Bolsas de Estudo “Cidade de Montijo” a estudantes economicamente carenciados que prosseguem estudos após a conclusão do ensino básico.

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal do Montijo atribuiu dez Bolsas de Estudo “Cidade de Montijo” aos alunos do ensino secundário e seis bolsas aos estudantes do ensino superior, para o ano letivo 2020/2021.

Este ano apresentaram-se a concurso 34 alunos, 24 candidatos nas bolsas de estudo do ensino secundário e 10 nas bolsas do ensino superior.

Recorde-se que, atendendo às dificuldades das famílias e à inflação, a autarquia aprovou, na reunião de câmara de 30 de setembro de 2020, a subida do valor das bolsas de 350 para 450 euros (ensino secundário) e de 550 para 750 euros (ensino superior).

As Bolsas de Estudo "Cidade de Montijo", atribuídas anualmente, destinam-se a estudantes economicamente carenciados dos ensino secundário, pós-secundário e superior, residentes no concelho do Montijo.

Podem concorrer alunos, com idade não superior a 25 anos, residentes no concelho do Montijo há pelo menos um ano, com aproveitamento escolar no último ano letivo frequentado e que não possuam habilitação ou curso de nível equivalente ao que atualmente frequentam.

 

Ano letivo 2020/2021

Regulamento Bolsas de Estudo

Boletim de Candidatura - Bolsa de Estudo Cidade de Montijo

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze