Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Centro de Saberes

O “Centro de Saberes do Montijo” é um projeto conjunto entre a Universidade de Lisboa (UL), a sua Fundação (FUL) e a Câmara Municipal do Montijo (CMM) estruturando-se numa política de descentralização das atividades do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Em Dezembro de 2004, foi assinado um Convénio com vista à criação do CENTRO DE SABERES DO MONTIJO, definindo uma estratégia destinada a proporcionar a todos os cidadãos o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

O CENTRO DE SABERES DO MONTIJO pretende assumir-se como matriz diagonal de um projeto de âmbito regional que nasce numa cidade em que a educação, a igualdade de oportunidades, a cultura, o património e história locais têm vindo a ser prioridades do mandato autárquico.

O papel central do formando e a importância da cultura e das tradições locais são dois eixos estratégicos do novo CENTRO DE SABERES. A componente de investigação e a preocupação da ligação ao tecido empresarial serão reforçadas com o novo Centro de Saberes, no âmbito de uma reformulação ancorada numa estratégia de desenvolvimento local.

Principais objetivos

Prevê o Projeto Cultural Concelhio em vigor, promovido pela Câmara Municipal do Montijo, uma interação cultural inovadora e mobilizadora dos cidadãos em geral e dos agentes culturais, em particular. Nesta dialética, a autarquia visa criar condições facilitadoras da criação e produção culturais, assumindo-se como elemento catalisador, promovendo o acesso à cultura e elevando a qualidade da oferta cultural. 

Pretende igualmente este projeto reforçar qualitativamente o apoio formativo a estruturas culturais, recreativas e juvenis da região o que permitirá o acesso a conhecimento dificilmente alcançável por entidades culturais de menores recursos. 

Neste modelo de gestão cultural, afigura-se fundamental a colaboração com estruturas de âmbito nacional, regional ou local, nomeadamente com a Universidade de Lisboa.

O Concelho de Montijo possui uma rede museológica e um património material e imaterial muito relevante à escala regional. O Montijo é uma terra com história multissecular que possui uma importante herança cultural constituída por um património tangível (imóveis de interesse municipal ou de interesse público), mas também intangível (das tradições culturais à “mala-posta”).

Não são poucos os atributos que levam Montijo a ser tomada como uma cidade de saber e de conhecimento. 

Assim, o CENTRO DE SABERES DO MONTIJO, projeto conjunto da Câmara Municipal de Montijo, da Universidade de Lisboa e da sua Fundação, tem como objectivos principais:

  • promover projetos de educação não formal (cursos, seminários e outras atividades de formação ao longo da vida) ou formação universitária (pós-graduações ou mestrados) a decorrer no Montijo para:
    • o tecido empresarial regional com vista à realização de cursos de formação e atualização profissional e oferta de formação especializada para trabalhadores;
    • associações e/ou
    • cidadãos individualmente considerados convidando-os a participar ativamente na sua formação.
  • constituir-se como instrumento do Projeto Cultural Concelhio nomeadamente através de:
    • acolhimento de eventos de nível nacional promovendo o concelho com destino turístico cultural;
    • promoção de ações de valorização e sensibilização para a preservação do Património municipal, material e imaterial.

 

  • Promover projetos e condições para atrair e fixar estudantes europeus e outros que considerem Montijo como cidade para estudar ou obter formação no âmbito do Programa Erasmus +. Deste modo, a Câmara Municipal de Montijo e a Universidade de Lisboa tornam acessível a todos os interessados, a possibilidade de realizarem percursos europeus de mobilidade na nossa cidade. Neste quadro, a ligação da cidade de Montijo à Universidade de Lisboa reveste-se da maior importância na disseminação do conhecimento científico e na promoção da oferta cultural.

Todas as ações de formação são abertas ao público em geral ainda que possam ser direccionadas, pontualmente, a públicos mais específicos:

  • Agentes desportivos;
  • Empresários;
  • Técnicos da Autarquia;
  • ONG’s;
  • IPSS;
  • Professores;
  • Associações.


Contactos
Centro de Saberes do Montijo

Edifício dos Paços do Concelho

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

2870-352 Montijo

Telf.: 21 232 76 00 – ext. 4616    

E-mail: centrodesaberes@mun-montijo.pt

 

 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze