Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Artesanato

O artesanato existente no concelho de Montijo é inspirado num dos factos, que desde sempre marcou a cultura e vivência montijense, a tauromaquia e a indústria corticeira. Por esse facto, destacam-se a correaria e os artigos em cortiça.

No caso do artesanato em cortiça, a sua existência explica-se pela influência do meio natural, que caracteriza esta zona, com fortes influências do Alentejo, onde o sobreiro predomina em número considerável, e do qual se extrai a matéria prima, que permite a criação dos mais variados objetos.

A correaria, pela sua relação com a arte tauromáquica e também devido ao facto de o Concelho de Montijo ter tido, outrora, uma vida marcadamente rural, onde as carroças e os animais de lavoura existiam em número considerável, justificando assim a existência de correarias.

Hoje em dia, as carroças deram lugar aos carros e esta arte subsiste para o mercado do cavalo de montar. Ainda aliado ao tema da tauromaquia, existe também a confeção de bandarilhas e embolas (capas de couro para embolar os touros de lide).

Para além das referências ao artesanato que melhor podem caracterizar a cultura etnográfica do concelho, devemos assinalar o significativo desenvolvimento no âmbito das artes decorativas realçando várias técnicas tais como o vitral, o estanho, a cerâmica pintada e a azulejaria.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze