Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projetos de Mobilidade

imagem

O Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, promove ao longo de todo o ano a participação dos cidadãos do Concelho de Montijo em Intercâmbios, Seminários e Cursos de Formação internacionais que decorrem um pouco por toda a Europa.

Os projetos internacionais, que decorrem no âmbito do Programa Comunitário “ERASMUS+”, abordam temáticas muito diversas que refletem sobre conceitos atuais, como por exemplo, a Democracia, Tolerância, Juventude, Cidadania, Educação, Inclusão, entre outros.

O Concelho de Montijo também tem vindo a ser palco destes projetos internacionais, acolhendo diversos intercâmbios de jovens, com jovens provenientes de vários países europeus.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

erasmus_big

 

Ao abrigo do Programa ERASMUS+, a Câmara Municipal do Montijo em parceria com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, através do Gabinete da Juventude, acolhe durante todo o ano vários grupos de Jovens europeus que pretendem realizar no Montijo um estágio profissional. O Programa Comunitário ERASMUS+ é uma iniciativa da União Europeia que se destina a complementar as políticas nacionais de formação profissional nos estados membros, promovendo a cooperação transnacional no domínio da formação profissional e da mobilidade dos jovens europeus.

Para mais informações: Folheto Work Experience in Portugal Erasmus

 

 

PROJETO “START UP YOUR CAREER SUCCESSFULLY!”

Este projeto é uma parceria estratégica no domínio da educação escolar, que visa o apoio ao intercâmbio de boas práticas entre escolas de diferentes países europeus.

Start up your Career Sucessfully” é coordenado pela escola secundária “St. Paisy Hilendarski” de Zlatitsa, na Bulgária e tem como parceiros as escolas: Escola Profissional do Montijo – AFPDM / Gabinete da Juventude da CMM (Portugal), Balaguer Vedruna School, (Espanha) e “Anghel Saligny” Technical College, (Roménia).

Links de interesse: http://epmontijo.edu.pt/epm/projeto-start-up-your-career-successfully/ ; https://goo.gl/Bvyg3q 

 

 

SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU (SVE)

O Serviço Voluntário Europeu permite, sem custos, aos jovens- dos 17 aos 30 anos, num período que pode ir até doze meses, desenvolverem uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência, no contexto da EU ou dos outros países do Programa. Pretende-se com o Serviço Voluntário Europeu a criação de uma visão de serviço cívico, de apoio comunitário, de defesa dos mais desfavorecidos, de partilha constante, de dádiva sem nada esperar em recompensa. Para as associações que recebem os voluntários, são-lhes garantidos os meios financeiros para as viagens, o alojamento, a alimentação, as despesas correntes, a formação e os cursos linguísticos. É uma parceria win-win para todos os intervenientes. Salientamos aqui a necessidade da possibilidade de implementação de um ano sabático entre os ciclos de formação do secundário para o superior e entre a licenciatura e o mestrado para dar mundo aos jovens portugueses.

Para mais informações: https://www.juventude.pt 

Links de interesse: http://sve.proatlantico.com/  ; http://europa.eu/youth/evs_database 

 

PARTICIPAR NOS PROGRAMAS:

Requisitos

Para participar em intercâmbios internacionais promovidos pela autarquia, os participantes deverão ter entre os 18 e os 25 anos de idade, e o líder não tem limite de idade. Para participar em seminários e cursos de formação internacionais não existe limite de idade.

Custo

O beneficiário tem de pagar 150,00€ (cento e cinquenta euros). Alojamentos e alimentação são inteiramente financiados pelo Programa Comunitário ERASMUS+.

Onde encontrar informação?

Poderá encontrar informação atualizada sobre os projetos internacionais mensalmente promovidos pela Autarquia no site do município, na Agenda e municipal, imprensa local, facebook www.facebook.com/gabinetedajuventude  e blog www.gj-cmmblogspot.com do Gabinete da Juventude.

Como me posso inscrever?

A inscrição é feita mediante ficha de inscrição, acompanhada de declaração de autorização de saída do país, se o beneficiário for menor de idade.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze