Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira // Canha

30 Agosto 2019 a 01 Setembro 2019
Festas nossa senhora da oliveira 1 1024 2500 1 1024 2500

Anualmente, a Vila de Canha recebe as Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira. São três dias de festas, em que a vila se enfeita e se aprimora para receber os visitantes.

As ruas são engalanadas com recortes de papel colorido, com motivos florais, um pouco a fazer lembrar as Festas do Povo, em Campo Maior, aliás uma tradição bem portuguesa. Também aqui, é um trabalho delicado e feminino, de meses, que as mulheres de Canha se orgulham.

Não falta o arraial e os fogareiros para os assados, estes regados com o bom vinho da região. Charanga, muita música e alegria compõem a festa.

A realização das largadas, passeios equestres e picarias na praça de touros improvisada, para o efeito, revelam as influências da localização geográfica da Vila de Canha, entre paredes meias, com o Alentejo e o Ribatejo.

O ponto alto das celebrações surge, no dia santo, o Domingo, aquando da procissão da Nossa Senhora da Oliveira, na qual o andor com a imagem é colocado à entrada da igreja, dando inicio à procissão que vai percorrendo as principais ruas da vila. O andor da padroeira é acompanhado, por outras imagens de santos, associados à freguesia, que também são transportados em andor, numa singela homenagem a todos os protetores da devoção da vila.

As festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira são relativamente recentes, tendo pouco anos de existência. Contudo, a sua afirmação, resulta na envolvência da população, criando um atrativo acrescido a esta simpática vila, fazendo de si e das suas festas um motivo de pertença e de orgulho coletivo.

 

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze