Montijo estende ciclovia até ao concelho de Palmela

Ciclovia 1 1024 2500
2018/12/06

Foi aprovada na reunião de câmara de 5 de dezembro, a abertura do procedimento por concurso público para execução da ciclovia entre a antiga estação de caminhos de ferro do Montijo e o limite do concelho de Palmela. Uma obra no valor de 830.471,70 euros.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, referiu que “este concurso vai permitir a construção no ramal de caminho de ferro de uma ciclovia com cerca de três metros de largura, em cor vermelha, e que vai permitir que se faça a ligação entre a estação do Montijo ao limite do concelho de Palmela, ou seja até à localidade da Jardia.”

“Vai ter uma extensão de cerca de seis quilómetros e ampliar significativamente a nossa rede de ciclovia, permitindo, também, a ligação ao Forum Montijo, às zonas industriais, ao Apeadeiro de Sarilhos Grandes e ao Bairro da Boa Esperança no Alto Estanqueiro-Jardia”, disse.

O presidente informou, ainda, que a ciclovia é a súmula do projeto Montijo reciclável, acolhido pelo Portugal 2020, que terá financiamento de 50 por cento por parte dos fundos europeus.

Esta obra irá traduzir-se numa melhoria significativa das condições de segurança para os ciclistas e peões em virtude dos seus utilizadores poderem usufruir de um corredor próprio para o efeito.

A Câmara Municipal do Montijo pretende, assim, aumentar o uso de bicicletas como meio de transporte, diminuindo a incidência de acidentes. A proposta sublinha ainda que esta é uma solução ecológica de urbanização que reduz a emissão de gases poluentes e estimula a realização da prática desportiva.

A proposta foi aprovada com os votos a favor do PS e as abstenções da CDU e do PSD.