Exposição “As voltas dos sonhos perfilados em ti” (c/vídeo)

Exposicao pedro figueiredo 1 1024 2500
2019/01/14

A Galeria Municipal do Montijo inicia a sua programação de 2019 com escultura de Pedro Figueiredo. Numa parceria com a Galeria de São Mamede, a exposição “As voltas dos sonhos perfilados em ti” está patente até 2 de março.

As esculturas de Pedro Figueiredo revelam-nos “um universo de sentimentos ou circunstâncias onde as associações são livres, o que é apenas possível quando se fala de Arte”. Nesta exposição, o artista apresenta 13 obras em resina poliéster, dispensando a passagem pelo fogo e tornando as suas esculturas mais leves. O ecletismo das suas influências é uma marca que o distingue, privilegiando o trabalho manual, recusando qualquer ligação à sociedade industrializada em que vivemos.

No ano em que a Galeria Municipal do Montijo comemora 20 anos de existência, a câmara municipal prossegue, assim, a sua política de alargamento do acesso às manifestações culturais no concelho, reconhecendo a heterogeneidade do público e os diferentes níveis de receção cultural.

Pedro Figueiredo nasceu em 1974, na Guarda. Concluiu o curso profissional de Cerâmica na Escola Artística de Coimbra – ARCA – E.A.C. Fez licenciatura em Escultura, pós-graduação em Comunicação Estética e mestrado em Artes Plásticas na Escola Universitária das Artes de Coimbra – ARCA – E.U.A.C. Atualmente, vive e trabalha em Coimbra.

Em 2003 foi-lhe atribuído o prémio revelação da XII Bienal de Arte Internacional de Vila Nova de Cerveira. Participa, regularmente, em exposições individuais e coletivas desde 2000. Tem participado em variados simpósios e executado cenários e adereços para teatro e outras áreas do espetáculo. Está representado em diversas coleções públicas e privadas quer nacionais quer estrangeiras.

A Galeria Municipal do Montijo está à sua espera. Venha descobrir a arte de Pedro Figueiredo. A entrada é livre.