À descoberta de… Sarilhos Grandes e a Expansão Portuguesa

Dia internacional dos monumentos e sitios 1 1024 2500
2019/04/09

A Câmara Municipal do Montijo assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no próximo dia 18 de abril, entre as 10h00 e as 12h00, com a iniciativa “À descoberta de… Sarilhos Grandes e a Expansão Portuguesa”.

Porque queremos dar a conhecer o património existente no nosso território e as vivências a ele associadas, algumas delas bastante longínquas, começamos com a visita guiada à Igreja de São Jorge, à Ermida de Nossa Senhora da Piedade e espaço envolvente destes locais de culto em Sarilhos Grandes, onde há preciosos contributos para a história local e nacional.

De seguida, na Galeria Municipal do Montijo faremos a visita à exposição “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos: o Oriente e o Ocidente” para descobrir a ligação dos sarilhenses à Expansão Portuguesa no Mundo e o trabalho de investigação bio arqueológica realizado na necrópole de Sarilhos Grandes.

No final, certamente, vai descobrir coisas únicas sobre o nosso património e sobre a importância da sua conservação e salvaguarda, para que todos possamos deixar um legado às gerações futuras.

A iniciativa é gratuita, com transporte incluído, mediante marcação prévia para o email cultura@mun-montijo.pt ou pelo telefone 21 232 78 67.

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como tema o “Património e Paisagem Rural” para promover a paisagem enquanto património, estimulando a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos.