Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Protocolo com a Universidade de Coimbra dá continuidade ao projeto de investigação Sarilhos Grandes entre Dois Mundos

Igreja sao jorge   sarilhos grandes 1400x550 1 1024 2500
2019/05/30

A Câmara Municipal do Montijo vai celebrar um protocolo de colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que permite arrancar com a segunda fase do projeto de investigação Sarilhos Grandes entre Dois Mundos – SAND. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 29 de maio e dá, assim, continuidade a este projeto de investigação.

De acordo com o texto do protocolo, a Câmara Municipal do Montijo irá atribuir uma contrapartida financeira de 91 365,73 euros (mais IVA) à Universidade de Coimbra para o desenvolvimento do projeto.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra irá desenvolver todos os trabalhos de investigação, incluindo a contratação de bolseiros e a criação do campo-escola de arqueologia e antropologia.

O projeto Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos foi iniciado em 2008, aquando de uma escavação arqueológica de emergência no Largo da Igreja de Sarilhos Grandes que incidiu sobre a necrópole da Igreja de São Jorge e Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

Foram exumados 21 esqueletos, dois dos quais datados de 1324-1625 D.C. A investigação bio arqueológica realizada revelou a presença de amido de batata e parasitas documentados pela primeira vez na Europa neste período. Este e outros resultados da 1.ª fase do projeto de investigação SAND foram apresentados numa conferência e exposição, realizadas em outubro de 2018, onde foi, igualmente, divulgada a intenção de dar continuidade a este projeto que se concretiza, agora, com o protocolo entre o município e a Universidade de Coimbra.

Para a Câmara Municipal do Montijo, o projeto de investigação Sarilhos Grandes entre Dois Mundos é de particular importância e relevância, não só para a cultura e história locais, como também no plano nacional, pois tem o potencial para revelar novas evidências sobre o período da Expansão Portuguesa no Mundo.

É um projeto que vai ao encontro das competências municipais nos domínios da cultura e do património, permitindo a criação de conhecimento e o retorno do mesmo à comunidade, assim como a valorização do património material e imaterial cultural.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze