“Um Rio de Tradições” na Frente Ribeirinha

Site expo frente ribeirinha 1 1024 2500
2019/06/26

Está patente, na Frente Ribeirinha, a mostra fotográfica “Um Rio de Tradições” dedicada a um dos momentos altos das Festas Populares de S. Pedro: a procissão fluvial.

A exposição fotográfica apresenta, em 18 painéis, alguns dos protagonistas e dos momentos da procissão fluvial. São imagens das embarcações, das pessoas e de uma festa que perpetua as tradições, a cultura e a identidade do Montijo.

Desde 1986 que se realiza a procissão fluvial. Ao longo dos anos tornou-se num ícone das Festas Populares de S. Pedro, com dezenas de barcos engalanados com bandeiras em procissão pelo rio.

Momento de homenagem, de religiosidade e de fé, é intensamente vivida pelos montijenses, em particular por aqueles que, ligados ao Bairro dos Pescadores, fizeram e fazem da faina da pesca a sua labuta diária.

Na reunião de câmara de 25 de junho, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, sublinhou que “Montijo é uma terra de tradições ricas e uma referência na ligação do estuário do Tejo quer no transporte marítimo, quer na faina da pesca”.

Nuno Canta considerou a mostra “um tributo a uma tradição secular”. “Estamos orgulhosos da nossa herança da borda de água evidenciada pela tradição fluvial”, concluiu.

Um Rio de Tradições