Perigo de Incêndio Rural

Protecao civil 1400x550 1 1024 2500 1 1024 2500
2019/07/19

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de amanhã, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa, salientando-se que:

Para o dia 19 de julho

A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio, onde haverá fraca recuperação noturna;

Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 38ºC no Algarve;  Vento moderado (até 30 km/h) de quadrante norte na região norte até final da manhã e temporariamente forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas durante a tarde e início da noite.

Para sábado, 20 de julho

A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio;  Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 36ºC junto à fronteira da região centro e do Alentejo;  Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, sendo de norte na região sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a ocidental a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do centro e sul, em particular durante a tarde e início da noite.

Para domingo, 21 de julho

Existirá recuperação da humidade relativa na região do litoral oeste sendo da ordem dos 20 no interior;  Boa recuperação noturna na noite de 20 para 21, com exceção das regiões do interior, em especial da região Centro e do sotavento algarvio;  Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde e nas terras altas.

N.º AP/14/DCS/2019

AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal T.: 351 21 424 7100 | www.prociv.pt
2/2
Aumento gradual do risco de incêndio a partir de amanhã, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial nos concelhos com níveis que variam entre Elevado a Máximo, dos distritos de BEJA, BRAGANÇA, CASTELO BRANCO, ÉVORA, FARO, GUARDA, PORTALEGRE, SANTARÉM, SETÚBAL, VILA REAL e VISEU.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável: Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, não é permitido:

A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa;

O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;

Fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.