Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara investe mais de 1 milhão e 750 mil euros nas escolas

Obras eb joaquim almeida  2  1400x550 1 1024 2500
2019/09/18

Na reunião da Câmara Municipal do Montijo, realizada a 18 de setembro, a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, fez um ponto de situação ao início de mais um ano escolar, revelando ter sido efetuado um investimento total superior a 1 milhão e 750 mil euros nos estabelecimentos de ensino público do concelho.

“No concelho do Montijo, o tempo da pausa letiva de verão é usado para preparar o novo ano, quer seja na melhoria dos espaços, quer seja no melhoramento dos projetos existentes e na elaboração de novas parcerias”, afirmou Clara Silva, enumerando de seguida os principais investimentos no espaço físico das escolas, que totalizaram um valor superior a 831 mil e 622 euros.

Nesta verba incluem-se a obra de requalificação da EB Joaquim de Almeida (611 mil e 947 euros), a empreitada de trabalhos diversos nas escolas (110 mil e 648 euros) e outras intervenções nos equipamentos como aquisição de aparelhos de ar condicionado para as salas e alterações na iluminação interior para melhorar a eficiência energética.

Às obras realizadas e em curso, junta-se o investimento de 924 mil e 470 euros que permite conciliar a vida familiar e a vida profissional das famílias. Falamos de procedimentos como as refeições escolares (528 mil euros); os transportes escolares no valor de 210 mil euros, onde se inclui o pagamento da totalidade aos alunos do ensino secundário e não apenas 50 por cento como previsto na lei; os protocolos para realização do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular no montante de 145 mil euros; e os circuitos especiais de apoio à aprendizagem e à inclusão no valor de 41 mil e 500 euros.

Referindo-se concretamente à obra em curso na EB Joaquim de Almeida, Clara Silva relembrou que o prazo de execução da empreitada é de 270 dias, tendo-se iniciado em março e terminado em dezembro, indicando que foram realizadas reuniões com os encarregados de educação e a direção do agrupamento para informar e tranquilizar pais, professores e educandos sobre o andamento das obras e as soluções encontradas para o funcionamento regular da escola durante as obras.

A vereadora relembrou, também, que já foram elaborados e aprovados os protocolos com as diferentes associações de pais para a implementação da Componente de Apoio à Familia para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, permitindo assim uma diminuição dos custos, por parte das famílias, associado a este serviço.

Na assunção das novas competências transferidas do Estado para as autarquias locais, a vereadora revelou, também, que decorreu a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização das referidas competências, no passado dia 16 de setembro, reforçando que o Município do Montijo, em matéria de educação, tem uma “posição consciente das suas responsabilidades” e que “o investimento na educação, especialmente nos primeiros níveis de ensino, reflete-se na sociedade que queremos construir. Só uma escola pública de qualidade, para todos e cada um, tem a capacidade de transformar crianças, em cidadãos de corpo inteiro”, concluiu.

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze