Ampliação e Adaptação da EB do Afonsoeiro

Site 1 1024 2500 1 1024 2500
2019/10/17

A Câmara Municipal do Montijo vai proceder à ampliação e adaptação da atual escola Básica do Afonsoeiro. Para efetivar a obra ontem, dia 16 de outubro, em reunião de câmara deu se um passo importante neste sentido com aprovação da abertura do procedimento por concurso público para a empreitada com o valor de base de 826.208.91€.

A empreitada compreende, esclareceu o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta: “uma grande reabilitação do edifício do plano centenário colocando novos vãos de janelas com vidro duplo, atendendo às questões climáticas e térmicas, substituição da cobertura e colocação do isolamento térmico. Será também organizado, remodelado e modernizado todo o recreio escolar incluindo o refeitório existente.”

O presidente elucidou ainda que o polidesportivo será remodelado e relocalizado dentro da escola “uma vez que na parte voltada para a Rua de Moçambique vamos criar uma nova frente de escola que será o pré-escolar, com três salas mais uma sala polivalente, que vai dar resposta a 75 crianças entre os três e os cinco anos”.

“Esta obra tem uma importância histórica porque assinala fecho do ciclo de investimentos de pré-escolar a que nos tínhamos comprometido a quando da aprovação da carta educativa do concelho, em 2009 e que agora será novamente revista. Praticamente temos uma cobertura de 100 por cento de pré-escolar. Hoje o município pode orgulhar-se desta resposta. Quando chegámos à Câmara era praticamente zero”, referiu o presidente.

A vice-presidente Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da educação informou que “o prazo de execução da obra é de 360 dias. Não será possível fazer esta obra com os alunos lá dentro como o foi no caso da EB Joaquim de Almeida. A câmara municipal e o agrupamento de escolas estão a trabalhar na solução mais fácil para as famílias e mais viável para a comunidade educativa”.

A proposta foi aprovada por unanimidade.