Câmara aprova protocolo para funcionamento provisório da EB Afonsoeiro

Centro escolar afonsoeiro 01 1400x550 1 1024 2500
2020/01/23

Na reunião da Câmara Municipal do Montijo, realizada a 22 de janeiro, foi aprovado por unanimidade um protocolo de colaboração entre o município e o Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, que permite viabilizar uma solução para o funcionamento da Escola Básica do Afonsoeiro, no período de execução das obras de requalificação deste estabelecimento de ensino.

Trata-se de um terreno municipal junto à própria escola, que foi cedido em direito de superfície ao Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro. Com este protocolo, a referida instituição autoriza o Município do Montijo a instalar construções modelares, com caráter provisório, para funcionamento das salas de aulas para os alunos da EB Afonsoeiro.

Previsivelmente a obra de requalificação da EB Afonsoeiro terá início no final do verão deste ano e tem um prazo de duração de 360 dias. Num investimento superior a 826 mil euros, a empreitada inclui a construção de um edifício de pré-escolar com quatro salas de aula; a ampliação do refeitório; a remodelação do polidesportivo; a substituição da cobertura e de outros elementos no edifício de Plano Centenário; e a requalificação de todo o espaço de recreio.

Não sendo possível a execução da obra em simultâneo com o funcionamento das aulas, a autarquia considerou que a solução encontrada é a mais viável para os alunos, para as famílias e para a comunidade. Como referiu a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, a obra de requalificação da EB Afonsoeiro é de grande importância, pois “permite, nos termos da Carta Educativa do Município, terminar os investimentos da rede pré-escolar pública na área do Montijo e Afonsoeiro”.

centro_escolar_afonsoeiro_01
centro_escolar_afonsoeiro_02