Abertura de escolas acompanhado por reforço de oferta de transporte rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa

Autocarro 1400x550 1 1024 2500
2020/05/18

O serviço público de transporte rodoviário de passageiros foi novamente reforçado a partir de dia 18 de maio, data que marca a entrada em vigor das medidas da segunda fase de desconfinamento no país.

O reforço e reposição da oferta acompanha, sobretudo, o regresso das aulas presenciais dos alunos do 11.º e 12.º anos nas escolas secundárias e do 2.º e 3º anos dos cursos profissionais, mas estará também em sintonia com o retomar progressivo de um conjunto diverso de sectores económicos (restauração, comércio, cultura, etc.).

Com a retoma progressiva das atividades, e o previsível aumento da procura, a oferta é alvo de reforços contínuos ao longo das próximas semanas.

Os operadores de transporte rodoviário de passageiros da área metropolitana de Lisboa procederam, por isso, à adaptação da sua oferta, para dar resposta à procura prevista, nos seguintes moldes, no caso dos TST, no concelho do Montijo:

Transportes Sul do Tejo

Ativação das carreiras: 404 (Bairro da Bela Vista/Afonsoeiro - Bairro Saldanha), 419 ( Alcochete - Atalaia), 446 (Faias - Pinhal Novo/escola, via Poçeirão Esc.), 447 (Loja Nova de Faias - Palmela, via Forninho),

Mais informações em: https://www.tsuldotejo.pt/index.php?page=noticias&sub=22&codNoticia=1160

A oferta disponibilizada no acesso às escolas poderá vir a sofrer ajustes durante a próxima semana, de acordo com as necessidades identificadas, num trabalho de parametrização conjunto entre operadores, agrupamentos de escolas, câmaras municipais e Área Metropolitana de Lisboa.

Relembra-se que é obrigatório o uso de máscara e que a compra do título de transporte deve ser feita antecipadamente, nos diversos canais disponíveis, não sendo possível a sua aquisição a bordo na maioria dos operadores.

Seguramente, vá de transportes

Tendo em conta a presente situação, a Área Metropolitana de Lisboa irá lançar, a partir de 18 de maio, uma campanha de promoção e incentivo à utilização de transportes públicos de passageiros, com o lema seguramente, vá de transportes.

As medidas de segurança, como a utilização de máscara, limites de lotação dos veículos, compra antecipada de títulos, e limpeza, higienização e arejamento dos veículos serão o foco central desta campanha, que se prolongará pelo mês de junho.

A Área Metropolitana de Lisboa, em articulação com as autarquias, operadores e governo, continuará, por isso, a avançar com as medidas que respondam às necessidades de mobilidade da população, de forma fiável e em segurança.