Montijo autoriza abertura de estabelecimentos com mais de 400 metros quadrados

Alegro montijo 1400x550 1 1024 2500
2020/05/27

A partir da próxima sexta-feira, dia 29 de maio, os estabelecimentos comerciais com mais de 400 m2, existentes no concelho do Montijo, já têm autorização para poder abrir portas. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião de 27 de maio da Câmara Municipal do Montijo.

Após avaliação rigorosa da situação epidemiológica do concelho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, mas também com recurso a pareceres dos presidentes de junta de freguesia e da Autoridade Local de Saúde Pública, a autarquia toma esta decisão por se ter concluído que não existe fundamento para manter esta medida restritiva e de impacto na economia no emprego locais.

A reabertura total dos estabelecimentos comerciais com área superior a 400 m2 está condicionada a apresentação de planos de contingência por parte dos operadores comerciais e pode ser alterada a qualquer momento, dependendo da evolução epidemiológica e dos riscos de contágios por SARS-CoV-2, das indicações das autoridades de saúde e do cumprimento das medidas de segurança por parte dos estabelecimentos.

No âmbito desta proposta, a autarquia decidiu, também, nomear uma comissão, para acompanhar todo este processo e o seu cumprimento, através da visita regular aos espaços comerciais.