Covid-19 - Câmara Municipal do Montijo realiza testes a trabalhadores e bombeiros

Foto testes 1   credito da foto bombeiros voluntarios montijo 1400x550 1 1024 2500
2020/06/04

Na resposta à pandemia de covid-19, a Câmara Municipal do Montijo tem implementado um conjunto de medidas na área da saúde e proteção, como é o caso da realização de testes de despistagem e testes serológicos.

Neste momento, estão a ser realizados testes serológicos a 540 trabalhadores municipais, que estiveram sempre ao serviço durante a fase de confinamento (higiene urbana, jardins, serviços municipalizados de água e saneamento, entre outros) ou que reiniciaram funções, no dia 1 de junho, com a reabertura dos estabelecimentos de ensino pré-escolar.

Estes testes, que estão a ser feitos de forma faseada para não causar constrangimentos ao funcionamento dos serviços, vão prolongar-se durante a próxima semana. Este tipo de testes permite obter uma realidade mais abrangente sobre o contacto dos trabalhadores com o vírus e a sua eventual imunidade.

Ainda no âmbito da ação municipal de combate à covid-19, já foram realizados testes ao novo coronavírus nas duas corporações de bombeiros do concelho, Montijo e Canha. Os testes foram financiados diretamente pela câmara. No total, foram testados 72 operacionais que têm estado na primeira linha de combate à pandemia. Todos os testes deram resultado negativo.

Recorde-se que o Município do Montijo já investiu mais de 100 mil euros na despistagem ao novo coronavírus, através do financiamento direto de 1000 testes em quatro lares de idosos da rede pública/solidária do concelho; da articulação com a Área Metropolitana de Lisboa, o Centro Distrital de Segurança Social e as entidades locais de saúde para a realização dos mesmos testes nos lares privados, nas creches e outras valências de acolhimento da rede solidária; e no financiamento direto ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo para aquisição de reagentes que permitem a testagem aos doentes internados e aos doentes que entram nas urgências hospitalares.

(créditos das fotos: Bombeiros Voluntários do Montijo)

foto_testes_1___credito_da_foto_bombeiros_voluntarios_montijo
foto_testes___credito_da_foto_bombeiros_voluntarios_montijo