Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Elisabete Jacinto apadrinha candidatura da Festa da Atalaia às 7 Maravilhas de Portugal

1400x550px elisabete jacinto madrinha candidatura 1 1024 2500
2020/07/15

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular e tem como madrinha Elisabete Jacinto, uma das mais conhecidas figuras do desporto motorizado nacional. Até 10 de agosto, ligue 760 207 815 e vote na Festa Grande.

Para Elisabete Jacinto, natural do Montijo, foi com satisfação que aceitou o convite para ser madrinha da candidatura e faz questão de deixar um apelo ao voto: “este ano, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, mas para vencer precisamos do seu voto. Ligue 760 207 815 e vote na centenária Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, uma das mais antigas romarias marianas portuguesas”.

Para o Município do Montijo é um orgulho ter Elisabete Jacinto como madrinha da candidatura. O percurso desportivo de excelência e a forte ligação às suas raízes montijenses fazem de Elisabete Jacinto a madrinha perfeita para dar mais visibilidade à candidatura da Festa Grande ao Concurso Nacional 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Elisabete Jacinto tem um vasto curriculum no desporto motorizado, do qual se destaca, em 2019, o 1.º Lugar da Classificação Geral Camião (em MAN TGS), na Categoria Camião, do Rali Africa Eco Race. Um momento histórico para o desporto motorizado internacional que, pela primeira vez, viu uma mulher vencer uma longa maratona de todo-o-terreno ao volante de um camião.

A Câmara Municipal do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região. A candidatura passou as primeiras fases de seleção, sendo uma das 7 finalistas regionais (distrito de Setúbal).

A Festa de N.ª Sra da Atalaia decorre no último fim de semana de agosto, na Atalaia, concelho do Montijo. Embora existam referências a esta Ermida e peregrinação já no séc. XIII, desconhece-se a data da primeira romaria pelo que a romaria dos Oficiais da Alfândega, em 1507 (motivada pela peste que grassou por Lisboa), é tida como o grande momento expansionista do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia.

Esta romaria chegou a contar com trinta círios. Atualmente são cinco: da Quinta do Anjo, da Carregueira, dos Olhos d’Água (concelho de Palmela), de Azóia (Sesimbra) e o Círio Novo da Jardia (Montijo). Inicialmente, os romeiros transportavam e colocavam junto ao altar do Santuário uma vela grossa, um círio, de onde resultou o nome dado às romarias organizadas. Hoje, transportam as bandeiras que identificam a sua proveniência e promessa por determinada povoação, localidade ou comunidade.

A edição de 2020 do Concurso Nacional 7 Maravilhas de Portugal é dedicada à Cultura Popular, através da eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal. Tal como nas edições anteriores, a RTP é a televisão oficial. O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Precisamos do seu voto. Ligue 760 207 815 para que a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia consiga chegar à final nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular!

elisabete_jacinto_candidatura_festa_atalaia

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze