Comemorações do 35.º Aniversário da Cidade

Aniversario da cidade 2020 1400x550 1 1024 2500
2020/08/11

Montijo assinala o seu 35.º aniversário de elevação a cidade, no dia 14 de agosto, a partir das 17h00, com duas inaugurações: a ciclovia Montijo-Pinhal Novo e a exposição “Através da Pele”.

Às 17h00, no Largo da Estação, será inaugurada a ciclovia Montijo-Pinhal Novo, construída na antiga linha de caminho-de-ferro. Uma intervenção de alcance intermunicipal executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, decorrente de uma candidatura municipal ao POR Lisboa 2020. Um investimento no valor global de 726 mil 289 euros com financiamento FEDER (50 por cento) de 363 mil 144 euros.

Denominado de Montijo Ciclável, trata-se de uma via destinada à utilização de ciclistas e, também, de peões, procurando promover a mobilidade quotidiana sustentável, com repercussão na proteção do ambiente e, consequentemente, na qualidade de vida das populações.

De seguida, às 18h00, na Galeria Municipal do Montijo terá lugar a inauguração* da exposição “Através da Pele”, o artista plástico italiano, Tony Cassanelli. O momento vai contar com a atuação do fadista montijense, Tiago Correia.

O artista propõe uma exposição que nos convida a uma reflexão, como o título indica, sobre a pele, que diz, o autor, “ser o corpo da alma”. Pretende o autor, uma exposição imersiva, muito ao sabor desta nova “normalidade” que vivemos hoje, uma exposição que oferece momentos reflexivos, de introspeção pessoal, convidando as pessoas a “penetrar” no espaço que as rodeia.

Tony Cassanelli nasceu em Bari, Itália, em 1979. Já recebeu vários prémios, participa em diversas exposições coletivas e individuais, a sua obra está presente em coleções particulares em Itália, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Portugal. Depois de percorrer o Mundo decidiu fixar-se em Portugal, mais precisamente no Montijo onde está a construir a sua casa e o seu ateliê.

Recorde-se que a vila do Montijo foi elevada a cidade no dia 14 de agosto de 1985, através da Lei n.º 32/85.

*Durante o evento e no cumprimento das recomendações da DGS, é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelo distanciamento social.