01 - Coreto da Praça da República

Este Roteiro oferece uma visão sobre um conjunto de obras “que possuem a sua própria especificidade”, algumas delas executadas por conceituados artistas, grandes nomes na esfera nacional e internacional. É um convite à reflexão. Merece ser preservada! Se estivermos atentos, as obras surgem diante dos olhos.
Venha daí num percurso pela cidade do Montijo!
Comece o Roteiro de Arte Pública na Praça da República, considerada um ex-libris da cidade, junto ao coreto municipal, obra extremamente interessante em termos de desenvolvimento decorativo, mas também, de história.
Este coreto é caracterizado pela forma octogonal do embasamento de pedra, com uma guarda de balaústres de marmorite, e pela cobertura metálica em forma de cúpula assente numa estrutura de pilares de ferro. Foi construído pela Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e inaugurado em 1926 na Praça da República.
À época, a introdução de uma cúpula sobre a cobertura metálica ficou a dever-se ao mestre-serralheiro Virgílio Martins Costa que, julgando o projeto inicial muito modesto, resolveu enriquecê-lo com um adorno semelhante às cúpulas da Praça de Touros do Campo Pequeno de Lisboa, pintando a cobertura e a cúpula de vermelho, respeitando as cores da praça de touros de Lisboa.
O coreto é, desde a década de cinquenta, propriedade municipal.
Praça da República
2870-235 Montijo