09. Baixo Relevo do Centro de Saúde // Salineiro


Siga em direção à Avenida Luís de Camões e aprecie os baixos relevos do Centro de Saúde do Montijo, produzidos em calcário lioz, da autoria do Mestre Domingos Soares Branco.
A Família de Salineiros foi originariamente concebida para a vila de Alcochete, dada a sua ligação à produção de sal, “desde a Idade Média até aos nossos dias”. No entanto, acabou por ser aplicada na fachada lateral do edifício do Centro de Saúde do Montijo no ano de 1962.
Na década de 60, Soares Branco realizou vários projetos em torno do ideal de família – especialmente aquando da sua própria constituição de família - e da sua relação com as atividades produtivas locais.
Na vasta produção do escultor, a cronologia deste pequeno painel e, sobretudo, a composição “conferem-lhe um lugar de comprovada importância no conjunto geral”.
Em relação ao baixo-relevo, artisticamente, existem algumas dominantes da obra de Soares Branco: dois ou três planos a hierarquizar os temas a tratar e sua importância, remetendo para a mensagem global; disposição das figuras de perfil; tratamento do corpo masculino valorizando a perfeição anatómica e o cânone; o moldar do corpo humano na procura de um ideal de perfeição.
Avenida Luís de Camões
2870 Montijo