11. Quinta do Pátio d'Água



Para terminar o seu percurso pela cidade, atravesse a Avenida dos Pescadores até à Quinta do Pátio d’Água, um conjunto arquitetónico que compreende, para além da casa de habitação, uma Ermida.
Quinta do Pátio d’Água
Casa de arquitetura tipicamente portuguesa da autoria de Pardal Monteiro, datada de 1919, alberga hoje, após uma profunda reconstrução e remodelação, a sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
O edifício principal apresenta atualmente um telhado com beirais e mansardas, janelas com rótulas e a nível decorativo diversas aplicações de azulejos, tendo na fachada do torreão um registo figurando Santo António. Todo o conjunto azulejar de gosto rococó insere-se já numa fase pombalina permitindo-nos datá-los da segunda metade do século XVIII, ou seja da reconstrução pós terramoto.
Com a intervenção do arquiteto Pardal Monteiro a Ermida foi remodelada tendo sido construído interiormente o coro, na fachada a rosácea com vitral dedicado ao orago bem como o campanário, e a galilé. Na fachada lateral podemos observar três janelas com vitrais representando Santo António, São João, São Pedro e na parede da capela-mor uma janela mais pequena um vitral com símbolos eucarísticos.
Em 2017, a Ermida de Sto. António foi alvo de uma profunda obra de reabilitação e restauro. O património pré-existente ficou ainda mais valorizado pela colocação de um novo pavimento - “Chão Comum”, da autoria da conceituada artista montijense Fernanda Fragateiro, que se assume simultaneamente como objeto funcional e obra de arte.
Avenida dos Pescadores n.º 78 - Montijo