Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Temas Ambientais

A Casa do Ambiente aborda várias temáticas ambientais que servem a comunidade escolar. Dentro delas destacamos a temática da Água, onde se aborda o conceito do ciclo da água, seus usos, e a problemática da poluição neste meio, o Ar, onde procuramos que o aluno através de várias experiências tenha uma noção sobre o que é o ar, a poluição atmosférica, suas causas e fontes.

Os Resíduos são um problema real da nossa sociedade, cujo papel da Casa do Ambiente é esclarecer e fundamentar a importância das nossas atitudes frente a este tema, que acaba por ser muito mais vasto que a mera separação de resíduos nos ecopontos. Assim, dependendo das características do publico alvo, as nossas ações adaptam-se por forma a transmitir o conhecimento essencial á mudança de mentalidades e a consolidar a importância de cada um de nós tomar a atitude mais correta. Neste tema além da abordagem através de apresentações e jogos didáticos, também temos a oportunidade de realizar visitas a um aterro sanitário e centro de triagem, onde o aluno tem uma visão diferente do que é um resíduo.

A Biodiversidade é outra das temáticas normalmente trabalhadas, onde procuramos mostrar aos alunos o meio que nos rodeia, os habitats, animais e plantas, a importância dos ecossistemas e o papel de cada um.

Este ano a Casa do Ambiente desenvolveu, para além dos temas referidos, um trabalho sobre Insetos Polinizadores, cuja importância é muitas vezes desvalorizada, no entanto é parte fundamental aos ciclos de vida terrestre.

Os polinizadores são muito importantes para a população humana e para a biodiversidade do planeta. No entanto a quantidade de insetos está a começar a diminuir devido à agricultura intensiva, ao uso de pesticidas, às alterações climáticas e à urbanização. Muitas plantas dependem da polinização cruzada realizada pelos insetos para se conseguirem reproduzir, se estes desaparecerem, a fauna e a flora do planeta irá ficar em perigo. 

Para conhecer um pouco mais sobre os insetos polinizadores clique na imagem abaixo.

 

capa insetos polinizadores

 

A Casa do Ambiente, procura ajudar os alunos e munícipes disponibilizando uma serie de ferramentas de trabalho, lazer e diversão que transmitam informação de consciencialização aos nossos Munícipes. São várias as temáticas trabalhadas nas iniciativas deste polo de sensibilização ambiental.
Para mais informações contacte a Casa do Ambiente.

Consulte alguns dos temas disponibilizados abaixo.

Curiosidades

  • Ao reciclar uma tonelada de papel está-se a poupar o abate de 15 a 20 árvores, 2000 litros de água e a diminuir a poluição atmosférica e as descargas para o meio aquático.
  • O vidro é 100% reciclável sem perder quaisquer qualidades.
  • Cada tonelada de vidro limpo dá origem a uma tonelada de vidro novo.
  • Reciclar o vidro evita a extração de grandes quantidades de areia de praias e rios.
  • Reciclar o plástico poupa no consumo de energia e de matérias-primas como o petróleo e transforma os produtos de vida curta (ex.: embalagens) em produtos de vida longa.
  • As latas de metal são 100% recicláveis.
  • As latas de alumínio não perdem qualidade durante a reciclagem por isso podem ser recicladas vezes sem conta.
  • Sabia que são necessários 5 litros de petróleo para produzir um único tinteiro novo?

Município do Montijo © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo w3camrs logotipologotipo wiremaze