02 - Coluna Modular


Siga pela Rua Vasco da Gama até à Praça da Paz, Bairro da Bela Vista (Afonsoeiro), onde se encontra uma escultura cerâmica que resulta do protocolo celebrado, em 2000, entre a Câmara Municipal do Montijo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com o intuito de promover um concurso de esculturas, junto dos alunos finalistas e recém licenciados, desta faculdade.
A preferência recaiu na proposta de Leonor Pêgo que apresentou uma estrutura articulável, tendo sido a escolha deste formato de montagem a que melhor se adequava ao espaço. O objetivo foi criar um módulo, que pudesse ser repetido e que originasse diferentes composições.
A Coluna Modular, título desta obra, foi desenvolvida em grés refratário e engobe (nas peças pretas), nas instalações da fábrica de grés refratários em Abrigada, SA, em 2003.
As peças foram construídas a partir de moldes especiais para este material tão específico. Em termos de leitura lúdica, esta torre interminável leva-nos a caminho do céu. Foi inaugurada a 8 de março de 2004.
Praça da Paz - Bairro Bela Vista
2870 - 861 Afonsoeiro