Certificação
Os SMAS têm uma preocupação permanente em prestar um BOM SERVIÇO aos seus Clientes/Munícipes.
A manifestação dessa preocupação deu origem à Certificação por parte da empresa BVQI - Bureau Veritas Quality International, do sistema implementado de Garantia da Qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9002:1995 – “Sistema de Qualidade - Modelo para a Garantia da Qualidade na Produção, Instalação e Assistência Após Venda” em outubro de 2001.
Esta Certificação traduz o esforço dos SMAS de Montijo na orientação da sua atividade com o objetivo de alcançar as metas definidas no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais aprovado no ano 2000 pelo XIV Governo Constitucional (PEAASAR), e na vontade de desenvolver esforços ao nível organizacional, da transparência e da simplificação de procedimentos, sem diluição de responsabilidade e sempre dentro do enquadramento legal vigente.
Em 2009, o Sistema Gestão da Qualidade evoluiu para o referencial normativo NP EN ISO 9001:2008 mantendo-se o âmbito da Certificação.
Na continuidade da certificação obtida em 29 de outubro de 2001 realizou-se, nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, a auditoria de Recertificação em Concessão, ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 - “Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos”, no âmbito da Captação, Tratamento, Armazenamento e Distribuição de Água e Escoamento de Efluentes ao Município de Montijo, pela empresa certificadora EIC - Empresa Internacional de Certificação.
Os SMAS foram bem sucedidos na Auditoria realizada, sendo o Sistema de Gestão da Qualidade Recertificado pelo 8.º triénio consecutivo em 2022 para o triénio 2022-2025, pela empresa de certificação EIC, que emitiu o relatório final de auditoria com os seguintes registos:
- 0 Não conformidades
- Ponto forte do SGQ:
- Implementação de novos sistemas de medição e monotorização nas captações de água.
Esta certificação segundo a norma NP EN ISO 9001:2015, uma referência internacional para a certificação de sistemas de gestão de qualidade, é elucidativa da preocupação permanente dos SMAS Montijo e dos seus trabalhadores em prestarem um bom serviço aos seus clientes/munícipes como forma de assegurar a melhoria contínua dos serviços prestados e a satisfação dos seus clientes/munícipes.