Museu Municipal - Casa Mora
Construída na segunda metade do século XIX para residência particular de Domingos Tavares e de Margarida Inácia dos Anjos, grandes proprietários rurais do Concelho de Aldeia Galega, a casa foi concluída por volta de 1875.
De gosto eclético, seguindo a moda oitocentista, apresenta uma fachada requintada, no desenho das molduras dos vãos, da guarda de ferro do piso nobre ou dos modilhões que sustentam a varanda, e nos materiais utilizados, não faltando, no telhado, um curioso lanternim decorado com vidros coloridos e duas platibandas constituídas por elementos cerâmicos, a da fachada da frente pontuada por quatro estatuetas hoje desaparecidas. O interior da casa recebeu igual cuidado no refinamento das artes decorativas, destacando-se magníficos estuques, frescos e escaiolas.
Adquirida na década de 80 do século XX pela Autarquia, com vista a albergar a Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, a Casa Mora tornou-se, em 1993, sede do Museu Municipal. O edifício é popularmente conhecido por Casa Mora em razão do casamento da filha dos proprietários, Maria Antónia Tavares, com o médico Manuel Justiniano Mora.
Entrada gratuita.
Nota: A partir de 18 de maio 2020, no cumprimento das orientações das autoridade de saúde, só é permitida a presença de duas pessoas de cada vez, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção nos equipamentos municipais culturais (Galeria Municipal, Museu Municipal Casa Mora e Museu Agrícola de Atalaia).
Conheça a exposição patente aqui
ContactosAvenida dos Pescadores N.º 52 Tel.: (+351) 21 232 78 67Email: cultura@mun-montijo.pt Horário de abertura ao público:Terça a sábado* das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 *Devido ao agravamento do estado da pandemia e atuais medidas de contingência em vigor no Concelho do Montijo, os equipamentos culturais irão permanecer encerrados.