CRIA II – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência
Designação do projeto | Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar “CRIA II – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência”
Código do projeto | LISBOA-07-5266-FSE-000087
Objetivo principal | Redução do abandono escolar / Combate ao Insucesso Escolar
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Montijo
Data de aprovação | 17-10-2019
Data de início | 03-09-2018
Data de conclusão | 31-12-2020
Custo total elegível |459.742,21 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 229.871,11 EUR
O Município de Montijo viu aprovada a candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 “CRIA II - Centro de Recursos para a Infância e Adolescência”, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML), correspondendo a um investimento total de 459.742,21€ e financiamento FSE (50%) de 229.871,11€.
Na sequência da publicação do 2º Aviso de abertura de concurso ao PORL na tipologia de Operação 66.01- Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, esta Câmara Municipal submeteu uma segunda candidatura no âmbito do Centro de Recursos para a Infância e Adolescência (CRIA).
A Operação converge com o Plano Nacional para a Promoção do Sucesso Educativo (PNPSE) e com os seus desígnios, com os Planos de Ação Estratégica (PAE) das escolas do concelho e está alinhada com a Ação Integrada de Desenvolvimento Territorial (AIDT) que esta Câmara Municipal tem integrada no Pacto para o Desenvolvimento Territorial da Área Metropolitana de Lisboa.
As atividades visam minimizar assimetrias territoriais, socioeconómicas e culturais do Município e promover a igualdade de oportunidades através de medidas de diferenciação positiva em escolas do Concelho. Foram implementadas ações de reforço de apoio aos alunos, de promoção do conhecimento científico, tecnológico e empreendedor e de aproximação dos alunos às comunidades, envolvendo as famílias na escola e contribuindo para capacitar docentes para práticas colaborativas e pedagogias diferenciadas.